Em cerca de dois meses, a nova Unidade de Produção de Energia para Autoconsumo (UPAC) – composta por 530 painéis fotovoltaicos – a funcionar na cobertura do edifício FC6 da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), produziu mais de 40 MWh (Megawatt-hora).

Assim, o edifício tem funcionado com uma taxa média de autonomia de aproximadamente 40%, indicativa da quantidade de energia consumida diretamente da produção dos painéis.

O investimento PRR na FCUP contempla ainda a inovação digital através do Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos, que permitiu renovar a infraestrutura informática e os meios audiovisuais de salas de aula dos edifícios da FCUP.

Os avanços nestas duas áreas estarão à vista e em apresentação na iniciativa “Inovação Digital e Sustentabilidade | PRR na FCUP” que vai decorrer, no próximo dia 9 de maio, a partir das 17h00, no edifício dos Serviços Centrais da faculdade. O programa contará com uma visita às várias salas e terminará no terraço do edifício FC6, junto da nova UPAC.

Um investimento na sustentabilidade e na inovação digital

A requalificação energética e ambiental do edifício FC6, obra que agora se inaugura e da qual faz parte a instalação da UPAC, foi cofinanciada pelo PRR no valor de 970 mil euros.

Já na vertente de inovação digital, a requalificação do parque informático e audiovisual foi cofinanciada em cerca de 160 mil euros.

Destacam-se os exemplos da modernização da sala FC1 027 e da infraestrutura de servidores na sala FC3 018. A primeira foi transformada no maior laboratório informático de ensino da FCUP, com  48 terminais/monitores e equipamentos audiovisuais que permitem a realização de aulas totalmente híbridas, com estudantes em sala e à distância. Os  respetivos servidores informáticos de apoio foram integrados na infraestrutura existente na sala FC3 018, servindo as necessidades das licenciaturas englobadas no programa Impulso Jovens STEAM.

Para além desta sala, foram, até ao momento, também intervencionadas as salas FC2 132, FC3 113 e FC4 020.

Um esforço da FCUP em nome da Transição Energética e da Transição Digital, com transformações que decorreram ao longo do último ano.