A propósito do seu 70.º aniversário a Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) está a organizar , até maio de 2024,um conjunto de celebrações, entre as quais um ciclo de conferências que destaca diferentes temas. A próxima sessão terá lugar no dia 23 de fevereiro e será dedicada aos 50 anos do edifício da FEP, inaugurado em junho de 1974.

Planeado pelo arquiteto Alfredo Viana de Lima para ser o local ideal para estudar e ensinar, este edifício é atualmente considerado Monumento de Interesse Público pela Direção-Geral do Património Cultural, a qual sublinha que “a coerência formal e a qualidade arquitetónica são o melhor testemunho da mestria do seu criador, que desenhou aquela que é hoje uma obra de destaque na história da arquitetura moderna portuguesa, que se impõe na cidade, tanto pela escala como, e sobretudo, pela importância institucional”.

Assim, no dia 23 de fevereiro, às 18h00, com o tema “A Arquitetura, Viana de Lima e o Edifício da FEP”, o Salão Nobre da instituição será palco de uma conversa sobre os pormenores arquitetónicos desta obra especial, muito agraciada por apreciadores de arquitetura.

No local estará o arquiteto Pedro Martins, que acompanhou a obra de reabilitação do edifício, ao qual se irá juntar Sérgio Fernandez, arquiteto que trabalhou com Alfredo Viana de Lima, assim como os docentes da FEP Ana Paula Delgado e José Varejão.

Viana de Lima procurou criar um edifício com diversos espaços que permitissem aos estudantes conviver com colegas ou estar sozinhos, mediante a sua personalidade e vontade. Ana Paula Delgado, professora na FEP desde a inauguração da obra, afirma que “o edifício é muito confortável, tem grandes corredores e muitas áreas envidraçadas, que resultam tanto em espaços de trabalho como de convívio”.

Durante estes 50 anos, existiram algumas alterações para solucionar necessidades que não se previram aquando do projeto, tais como, instalações informáticas ou a substituição do chão. A reabilitação feita no final de 2017 teve como objetivo aumentar as condições de conforto e dar resposta ao crescimento da FEP, nomeadamente, na oferta de cursos e alunos.

Com o apoio de outras escolas da Universidade do Porto, como a Faculdade de Arquitetura e a Faculdade de Engenharia, foram construídas cadeiras mais largas e mesas mais cómodas para os anfiteatros, foram recuperadas as cadeiras icónicas em fibra de vidro e também se colocou a funcionar o espelho de água, até então desativado. Ao mesmo tempo, existiu uma grande preocupação em manter o mobiliário original e respeitar o traço inicial de Viana de Lima.

A entrada na conferência é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.

Para mais informações, consultar a página das comemorações dos 70 anos da FEP.