A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) vai organizar, nos próximos dias 27, 30 de novembro e 7 de dezembro, a terceira edição da “Semana do Orçamento do Estado”, um evento que vai juntar reunir políticos, economistas e especialistas em áreas distintas num conjunto de debates sobre proposta de Orçamento do Estado para 2024.

Cada uma das três sessões irá focar uma diferente temática, a partir da qual será analisada a proposta orçamental, numa reflexão sobre as necessidades da população portuguesa.

No dia 27 de novembro, a sessão será dedicada ao “Impacto do Orçamento do Estado na Habitação” e contará como orador Hugo de Almeida Vilares, professor da FEP, e Ricardo Guimarães, Partner da Confidencial Imobiliário e Mestre em Economia. A moderar a sessão estará Aurora Teixeira, professora da FEP.

Na segunda sessão, a 30 de novembro, o debate irá debruçar-se sobre o “Mercado de Trabalho no Orçamento do Estado”. Como oradores estarão presentes Rita Piçarra, Ex. CFO da Microsoft Portugal, e Pedro Martins, Doutor em Economia, professor na Nova SBE e Ex-Secretário de Estado do Emprego. Anabela Carneiro, professora da FEP, será a moderadora.

Por último, no dia 7 de dezembro, será realizada uma “Análise Macroeconómica do Orçamento do Estado”, encontrando-se confirmados como oradores Ricardo Valente, Vereador de Finanças e Economia da Câmara Municipal do Porto, e Miguel Morgado, comentador e professor da Universidade Católica.

Em cada sessão, os oradores serão convidados a expressar a sua opinião e visão sobre a temática em causa, respondendo às perguntas colocadas pelos moderadores. No final, haverá tempo para os estudantes e restantes participantes exporem também as suas questões e dúvidas.

“A participação de todos na ‘Semana do Orçamento do Estado’ na FEP é essencial. Ao explorarmos temas cruciais como o ‘Impacto na Habitação’, ‘Mercado de Trabalho’ e ‘Análise Macroeconómica’, temos a oportunidade de compreender o impacto de decisões políticas e de contribuir ativamente para o debate e o fortalecimento do pensamento académico”, destaca o Diretor da FEP, Óscar Afonso.

Todos os debates têm início às 16h30 e são abertos a toda a comunidade. Os dois primeiros vão decorrer na Sala 631 (Edifício das Pós Graduações) da FEP. A última sessão terá lugar no Salão Nobre da faculdade. A entrada é gratuita, mediante inscrição prévia (limitada ao número de vagas disponíveis).

A “Semana do Orçamento do Estado” acontece anualmente e é organizada pela FEP Economics Society, em parceria com a Associação de Estudantes da FEP, tendo como principal objetivo levar o pensamento, o debate e o estudo económico para o panorama associativo da Faculdade.