O Jardim Teófilo Braga, localizado na Praça da República, no Porto, vai ser requalificado, em 2024, na sequência de um projeto desenhado pela arquiteta paisagista da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Teresa Portela Marques.

A docente da FCUP foi convidada pela Câmara Municipal do Porto a pensar a intervenção e, na apresentação oficial, que decorreu no dia 7 de novembro, sublinhou a obrigatoriedade de se “olhar para o valor patrimonial desta praça”. Não se quer “apenas um projeto novo, mas um projeto que respeite a sua evolução ao longo dos tempos”, assim como “o seu papel na cidade”, sublinhou.

A autarquia lançou o concurso público para requalificação deste jardim com o objetivo de reafirmar a Praça da República como local de referência na cidade, devolvendo àquele espaço emblemático a sua atratividade e tornando-o mais acessível e funcional para a comunidade e para quem o visita. O investimento municipal é na ordem dos 1,5 milhões de euros.

De acordo com Teresa Marques, o jardim, que conta já com 125 anos de história, irá transformar-se numa “enorme clareira com mais espaço relvado para permitir o recreio, espaço para as crianças brincarem”, não esquecendo “as sombras que criam o conforto no espaço público” e os locais para sentar.

No centro da Praça, manter-se-á a palmeira e as camélias serão “portuenses”.

Da equipa da FCUP responsável pelo projeto fazem também parte os arquitetos paisagistas Gonçalo Andrade e David Campos, também docentes da FCUP e Sara Santos Ferreira, alumna da FCUP.

Com um prazo de execução de 300 dias, a obra será assegurada pela GO Porto.