O INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, com o apoio da SmartEnergy, vai organizar no próximo dia 3 de novembro um seminário dedicado a «Fazer Acontecer a Economia do Hidrogénio».

A Estratégia Nacional para o Hidrogénio é ambiciosa, havendo já inúmeros projetos de investimento aprovados. Contudo, o arranque está demorado.

No passado dia 11 de julho, foi anunciado o primeiro leilão para compra centralizada de hidrogénio renovável para injeção na rede nacional de gás. Mas, apesar de se tratar de um primeiro incentivo que estimulará certamente os investidores, as metas apresentadas e os projetos aprovados exigem mais.

Este encontro vai, por isso, juntar representantes de órgãos da administração pública e representantes de empresas do setor industrial e energético, pretendendo dar palco a questões como: como acelerar a execução dos projetos aprovados? Como fazer surgir novos projetos? Como fazer acontecer a economia do hidrogénio?

O evento tem como público-alvo quadros médios e superiores do setor energético e de outros setores de atividade onde a transição energética terá impacto, bem como investigadores e estudantes interessados na temática. Integra-se no âmbito do Programa de Formação Avançada do INEGI em Tecnologias e Economia do Hidrogénio.