O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) vai acolher, até ao próximo dia 10 de novembro, a expedição internacional Traversing European Coastlines (TREC). Este ambicioso projeto é uma iniciativa do Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL) e tem como missão aprofundar o conhecimento sobre os ecossistemas costeiros europeus.

A expedição TREC é uma viagem pan-europeia, que conta com a colaboração de 150 equipas de investigação de mais de 70 instituições de 29 países. A viagem, que teve início em abril de 2023, em Roscoff, França, inclui no seu percurso 46 paragens, para efetuar amostragem intensiva em mais de 120 pontos na zona de transição terra-mar.

Iniciada no passado dia 13 de outubro, a paragem no Porto reveste-se de um caráter especial, pois inclui a exploração oceânica, liderada pela Fundação Tara Ocean e pelo Consórcio Tara Oceans, e a recolha de amostras de solo, sedimentos, águas pouco profundas e organismos modelo em diversos habitats costeiros, com o apoio dos serviços móveis terrestres do EMBL.

Além disso, conta com a valiosa parceria do Centro Europeu de Recursos Biológicos Marinhos (EMBRC), do qual o CIIMAR é membro. Como anfitrião desta expedição internacional, e em colaboração com todas estas entidades, o CIIMAR criou todas as condições necessárias para receber a expedição na zona Norte de Portugal.

Investigação em Terra e Mar

Os ecossistemas costeiros albergam uma enorme biodiversidade e são vitais para manter o equilíbrio ecológico, fornecendo simultaneamente uma série de benefícios para as comunidades humanas. Todavia, estes ecossistemas encontram-se cada vez mais expostos e vulneráveis às pressões antropogénicas, comprometendo a sua saúde e resiliência, o que reforça a necessidade urgente de apoiar iniciativas que contribuam para a sua conservação.

Assim, esta expedição visa a consolidação do conhecimento sobre a biodiversidade das zonas costeiras, tendo como grande objetivo aprofundar a compreensão sobre como os seus ecossistemas respondem aos vários desafios ambientais e de origem humana.

A exploração da vida nestas áreas envolve uma investigação abrangente em diversos níveis de organização biológica, desde a escala molecular à análise dos ecossistemas como um todo.

Recorrendo a tecnologias de ponta e metodologias inovadoras, esta expedição procura reunir informações essenciais, contribuindo para a realização do primeiro censo completo dos ecossistemas costeiros europeus.

O Laboratório Móvel do EMBL é um dos principais equipamentos da expedição. (Foto: EMBL)

O primeiro equipamento a chegar à sede do CIIMAR, localizada no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, foi o Laboratório Móvel (Advanced Mobile Lab) do EMBL, um laboratório experimental cuja natureza móvel permite maximizar a integridade dos organismos e estudá-los no contexto do seu ambiente natural.

A chegada da equipa de amostragem será sucedida pela atracagem do veleiro Tara, da Fundação Tara Ocean, que procederá à recolha de amostras dos ecossistemas marinhos associados.

O veleiro, que conta com 36 metros de comprimento, representa a principal infraestrutura da expedição no mar e revela um laboratório flutuante que já percorreu uma impressionante viagem de 500 000 km, nos últimos 20 anos.

Atividades com o público

Para além de todo este trabalho científico, a expedição TREC desenvolverá entre 26 e 30 de outubro um conjunto de atividades para todos os gostos, com o objetivo de envolver o público em geral e as escolas nesta jornada científica.

O programa inicia com uma ação de limpeza de praia, no dia 26, cujo pronto de encontro é o CMIA de Vila do Conde e que contará com o apoio do projeto MAELSTROM do CIIMAR. Já no dia 27, serão feitas visitas guiadas para grupos escolares ao veleiro Tara, ao Laboratório Móvel do EMBL e ao CIIMAR.

Para quem gosta de pôr as mãos na massa, o Laboratório Ferreira da Silva, situado no Polo Central (Reitoria) do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) acolherá uma série de atividades científicas interativas, durante o fim de semana de 28 e 29 de outubro, que serão desenvolvidos para grupos escolares nas instalações do CIIMAR, no dia 30.

Os mais curiosos poderão ainda visitar o stand itinerante TREC in the City, que estará no Mercado do Bolhão e no NorteShopping, nos dias 28 e 29 de outubro, respetivamente.

Em destaque na programação da noite de dia 28 surge o Science on Tour, um evento de debate científico, onde o público poderá interagir com os cientistas da expedição e do CIIMAR. Para as escolas foi reservado ainda o dia 30, onde estas são convidadas a realizar diversas atividades científicas práticas, que terão lugar nas instalações do CIIMAR.

Finalmente, quem quiser conhecer tudo sobre o microbioma dos oceanos pode fazê-lo na exposição “O Ecossistema Invisível Do Oceano, uma Biodiversidade Misteriosa”, patente no CMIA de Matosinhos entre 27 de outubro e 29 de dezembro, 2023.

Além da programação com o público, a expedição contará com a presença de governantes e partes interessadas num evento que pretende salientar a importância da colaboração, formação científica e envolvimento do público na ciência.

Programa destinado ao público inclui atividades para todos os gostos e idades. (Foto: EMBL)

Uma viagem que promove a colaboração internacional

A expedição TREC é um projeto colaborativo e interdisciplinar, que une especialistas de diversas áreas, como biólogos moleculares, ecólogos, oceanógrafos, cientistas de dados, químicos e engenheiros, provenientes de diferentes países e culturas. Esta colaboração diversificada é enriquecida pelos conhecimentos e tecnologias fornecidos pelos colaboradores e parceiros do TREC, desempenhando um papel crucial na expedição.

Com conclusão prevista em junho de 2024, a expedição TREC não só oferecerá uma visão única das zonas costeiras europeias, mas também estabelecerá ligações duradouras entre investigadores, disciplinas e países em toda a Europa.

As equipas científicas vão estudar a biodiversidade e os ecossistemas em terra e no mar, bem como as interações dos organismos entre si e com o ambiente. (Foto: EMBL)

A paragem da expedição TREC no CIIMAR tem como parceiros o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), o Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL), a Fundação Tara Ocean, o Centro Europeu de Recursos Biológicos Marinhos (EMBRC), a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, SA (APDL), os Centros de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Matosinhos e de Vila do Conde, o projeto MAELSTROM H2020, o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP), o Mercado do Bolhão, o NorteShopping e o Café Ceuta.

Para saber mais sobre a paragem da expedição TREC no CIIMAR, seguir a hashtag #CIIMARhostsTREC e/ou as páginas do CIIMAR nas redes sociais Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.