A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) está prestes a lançar o novo Mestrado Executivo em Gestão de Operações de Retalho, dirigido a profissionais do mercado que desejam enriquecer os seus conhecimentos e elevar a sua carreira a um novo patamar.

Em parceria com a MC (anteriormente conhecida como Sonae MC), o programa foi desenvolvido com base na constante evolução do setor do retalho, que tem cada vez mais peso na economia portuguesa.

“Este mestrado é um testemunho da procura contínua da inovação pela FEP e da nossa dedicação constante em adaptar a oferta formativa às necessidades do mercado de trabalho. Estamos muito satisfeitos por termos como parceiro estratégico a MC, uma empresa de prestígio reconhecido tanto a nível nacional quanto internacional”, destaca o Diretor da FEP, Óscar Afonso.

Com a duração de dois semestres, o curso visa oferecer competências para enfrentar desafios e capitalizar oportunidades emergentes, através de uma formação prática, relevante e atualizada.

Destina-se a técnicos e gestores com pelo menos cinco anos de experiência, preferencialmente neste setor, que tenham como objetivo especializar-se em gestão de operações de retalho.

Após concluir o mestrado, os estudantes estarão aptos para liderar equipas e dirigir operações diárias de uma loja ou filial, gerir a logística e cadeia de valor de modo a otimizar a eficiência das operações, supervisionar a estratégia de vendas online e respetiva experiência do cliente, bem como criar e gerir o seu próprio negócio neste mercado.

“É uma mais-valia para a MC contar com o prestígio da FEP”

De acordo com Vera Rodrigues, Head of People da MC, “o desenvolvimento deste Mestrado em parceria com a FEP concretiza um dos pilares da nossa proposta de valor enquanto empresa”.

“O investimento nas nossas pessoas é, sem dúvida alguma, uma alavanca estratégica para o crescimento dos nossos negócios. E por isso temos feito um claro reforço do investimento no upskilling das nossas equipas em competências que são críticas para o exercício das suas funções e para o seu desenvolvimento interno”, adianta a responsável.

“Enquanto long living company, queremos assegurar que estamos preparados para os desafios futuros do setor do retalho, apostando de forma clara na antecipação, planeamento e desenvolvimento estratégico dos nossos colaboradores e das nossas lideranças, capacitando-os para as skills do futuro. Nesse âmbito, para além do trabalho que desenvolvemos internamente, procuramos os melhores aliados no mundo académico. E é por isso que esta aliança estratégica com a FEP é tão importante para nós. É uma mais-valia para a MC contar com o prestígio, o reconhecimento e a qualidade do ensino da FEP para acelerar a missão de qualificação das nossas pessoas”, remata.

Trazer as empresas para a sala de aula

O Mestrado Executivo em Gestão de Operações de Retalho é o primeiro mestrado executivo da Universidade do Porto e terá início a 12 de fevereiro de 2024. Com um corpo docente composto por especialistas renomados na área, o programa combina aulas presenciais e online em horário pós-laboral.

“A criação de formações pós-graduadas de âmbito profissional, em parceria com empregadores públicos e privados, é um objetivo estratégico da U.Porto. Queremos trazer para a sala de aula empresas, instituições da sociedade civil e outros agentes, potenciando a cocriação dos currículos académicos e a implementação de metodologias de ensino-aprendizagem inovadoras”, destaca o Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira.

O plano de estudos e as condições de inscrição podem ser consultados em https://cursos.fep.up.pt/mestrados/gestao-de-operacoes-de-retalho/

Sobre a MC

A MC é líder no setor do retalho alimentar em Portugal e conta com um conjunto de formatos de negócio de retalho alimentar (Continente, Continente Modelo, Continente Bom Dia, Continente Online, Meu Super), saúde, bem-estar e beleza (Wells, Arenal, Dr. Wells, Go Natural) e outros negócios complementares de crescimento (Bagga, note!, ZU).

Mais informações em mc.sonae.pt