Um estudo que acaba de ser publicado na revista ZooKeys, liderado por investigadores do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (BIOPOLIS-CIBIO) da Universidade do Porto, revela a descoberta de uma nova espécie de osga no planalto centro-sul de Madagáscar.

A nova espécie pertence ao género Paroedura e foi encontrada em zonas rochosas rodeadas por pequenas áreas florestais da Reserva de Anja e de Tsaranoro, no planalto centro-sul de Madagáscar. Esta zona é também muito conhecida dos escaladores pelas suas enormes cúpulas graníticas.

Sendo uma espécie especialista em deslocar-se em zonas rochosas, foi batizada com o nome científico Paroedura manongavato, resultante das palavras Malagasy “manonga” (trepar) e “vato” (rocha).

“A descrição desta espécie representa mais um passo no crux (na gíria da escalada, a secção mais difícil de uma via) da resolução taxonómica deste género de osgas, que atinge um total de 25 espécies descritas, todas vivendo exclusivamente em Madagáscar e Comores”, refere Costanza Piccoli, primeira autora do estudo e estudante do Programa Doutoral em Biodiversidade, Genética e Evolução da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), a desenvolver a sua investigação no grupo BIOEVOL do BIOPOLIS-CIBIO.

Vista dorsal da nova espécie descrita (Foto: Javier Lobón-Rovira)

Uma espécie ameaçada

Até ao momento, as análises morfológicas e genéticas indicam que esta espécie só se encontram nestas duas manchas florestais isoladas. Estes locais, distam cerca de 25 quilómetros e apresentam uma morfologia peculiar, com enormes blocos graníticos junto a falésias rochosas e rodeados de vegetação.

A sobrevivência de P. manongavato, considerada como espécie microendémica por estar restrita a uma área de distribuição muito estreita, depende assim da preservação destas pequenas manchas florestais.

Habitat da nova espécie na Reserva de Anja, em Madagáscar (Foto: Javier Lobón-Rovira)

Os autores do estudo propuseram uma avaliação do seu estatuto de conservação como Criticamente em Perigo, uma categoria atribuída a espécies ameaçadas de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza.

Este estudo evidencia a importância da realização de inventários herpetológicos em Madagáscar de forma a melhorar a nossa compreensão da diversidade das espécies de repteis de Madagáscar.