A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) vai assinalar esta segunda-feira, dia 25 de setembro, o primeiro Dia Nacional da Sustentabilidade, através de um conjunto de workshops e atividades dedicados à sustentabilidade, que visam marcar o compromisso da FEP com os princípios e valores que neste dia se celebram e, dessa forma, o alinhamento com as metas da Agenda 2030 das Nações Unidas e do Pacto Ecológico Europeu.

As atividades propostas incidem sobre temas como cozinhar sem desperdício, produtos biológicos, ambientes urbanos, Green IT e os desafios da transição para uma economia circular e sustentável, entre outros. Para tal, a FEP conta com a colaboração de entidades parceiras como a Câmara Municipal do Porto, a Lipor e o Centro Ciência Viva de Vila do Conde (ver programa).

O Dia Nacional da Sustentabilidade será comemorado pela primeira vez este ano, após resolução do Conselho de Ministros de 9 de junho, num dia que marca a adoção, pelas Nações Unidas, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que servem como alicerce para um futuro sustentável, nas suas vertentes social, ambiental e económica.

“Estamos profundamente comprometidos em desempenhar o nosso papel na construção de um mundo mais sustentável e resiliente, reconhecendo que este é um caminho que já iniciámos, mas que exige a nossa contínua atenção e dedicação”, destaca o Diretor da FEP, Óscar Afonso.

Os esforços da Faculdade para promover a sustentabilidade abrangem diversas áreas, incluindo a educação, a investigação, iniciativas conducentes à redução da pegada ecológica e a parceria com entidades de relevo.

Saiba mais aqui.