Biologia, Química, Medicina, Matemática, Belas Artes, Design, Letras, ou Economia…. São provenientes das mais variadas áreas de formações os estudantes que frequentaram o Curso de Especialização em Ilustração Científica – Ilustração em Ciências Naturais da Universidade do Porto. O resultado pode ver-se na ILUSTRA UP II, título da exposição que estará patente, até ao próximo dia 22 de dezembro, no auditório da Casa Comum, ao Edifício Histórico da Reitoria da Universidade do Porto.

Com recurso a lápis de cor, aguarela, guache, ou grafite, pó de grafite, tinta da China, caneta, carvão, entre outras, são muito variadas as técnicas utilizadas nos desenhos apresentados, assim como as fontes que serviram de inspiração. Em alguns casos, foi uma fotografia, um vídeo ou imagem retirada da internet, mas houve também desenho “ao vivo”.  Na caso das ilustrações de campo, foram efetuadas visitas ao Zoo da Maia, ao Zoo de Santo Inácio e o Sealife, onde os alunos tiveram contacto com animais e plantas que serviram como modelo.

O resultado é… inspirador. Pela Casa Comum, podem encontrar-se sapos venenosos, escaravelhos listrados de um vermelho iridescente, peixes de guelras salmão quase-choque, caturras ou “catatua – das ninfas” de crista amarela muito espevitada (originária da Austrália, chegou à europa já no século XIX) e outras aves, de cores suaves e porte mais pequeno, que apareceram no jardim urbano da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP). A preto e branco vemos um tubarão baleia sem pálpebras e de olhos muito expostos, lado a lado com a explosão de lilás de uma (não são todas?) irresistível Hortênsia.

Sapo-ponta-de-flecha (Ranitomeya variabilis). Aguarela e desenho digital de João Oliveira. (Foto:DR)

A ilustração científica ao serviço da ciência

Acompanhando o desenvolvimento científico, recorrendo à descrição das espécies e à infografia, a ilustração científica tem vindo a ocupar o seu papel na divulgação de ciência. Uma imagem consegue condensar informação, devolvendo-a de forma sucinta. A união entre beleza e objetividade, facilitam a comunicação. Para que esta divulgação seja bem conseguida a colaboração entre cientistas e ilustradores é fundamental. De resto, desde o século XX que ilustradores científicos produziram telas necessárias para as aulas de anatomia e zoologia.

Maria João Santos, docente da FCUP responsável pela criação deste curso, confessa que a “paixão pela Ilustração Científica já vem de longa data” sedo que, durante vários anos organizou e frequentou “diversos cursos de Ilustração Científica com Ilustradores convidados no CIIMAR”. Recorda que o trigger da génese do curso foi uma exposição que organizou em 2016, e que esteve patente na Biblioteca da FCUP durante 2 anos. Daqui resultou o grupo de trabalho que “gizou uma estrutura do Curso de Ilustração que funcionou pela primeira vez em 2018-2019”.

Ciclo de vida do escaravelho-do-alecrim (Chrysolina americana). Aguarela e lápis de cor de Ana Sara Gomes (Foto: DR)

O curso de Especialização em Ilustração Científica – Ilustração em Ciências Naturais da Universidade do Porto tem como principal objetivo sensibilizar para a importância da Ilustração Científica na produção e desenvolvimento científico, assim como no processo de comunicação. Pretende, ainda, promover o intercâmbio de ideias/ilustrações entre cientistas e ilustradores, como forma de fomentar a publicação em Ciência.

Resultado de uma parceria entre a FCUP e a Faculdade de Belas Artes da U.Porto (FBAUP), o curso é aberto a todas as áreas e níveis de formação de qualquer faculdade.

Licenciados em Biologia, Arquitetura Paisagística, Belas Artes, e Design, os formadores são, essencialmente jovens ilustradores, com diversas formações de base, e com posterior formação em Ilustração Científica.

A ILUSTRA UP II pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30, e ao sábado, das 15h00 às 18h00.