A Porto Business School prepara-se para dar início à primeira edição do Corporate Start-up Programme, um programa pioneiro em Portugal e que tem como principal objetivo explicar a empresas e startups como podem trabalhar em conjunto para impulsionar a inovação nas organizações.

Apoiado numa abordagem de “Partner, Build, Buy or Invest” e com base numa experiência de “learning by doing”, através dos mais modernos conceitos e metodologias do mercado, o novo programa da escola de negócios da Universidade do Porto conta com especialistas convidados da Europa e dos EUA para um processo único de aprendizagem prática.

O programa estará focado nos temas da biotecnologia, descarbonização, mudança climática, soluções baseadas na natureza (NBS), agrotechs e outros temas adjacentes, com um enfoque especial nas “dores”, oportunidades e desafios para as empresas nestes campos de trabalho, com soluções que envolvem os temas da Sustentabilidade e ESG, cada vez mais prementes em qualquer Organização.

Um programa de capacitação pioneiro em Portugal

O Corporate Start-up Programme decorrerá de forma híbrida, durante nove semanas, com início marcado para 4 de setembro. Nesse momento, empresas e start-ups aceites irão iniciar um percurso de aprendizagem, de forma totalmente gratuita, que finaliza a 3 de novembro – no total, serão dez horas semanais e cinco horas de aprendizagem autónoma, com materiais sugeridos pelos docentes.

Do lado das empresas, o programa é dirigido a uma equipa multidisciplinar constituída pelo máximo de cinco e mínimo de dois participantes por empresa, incluindo perfis como: Diretores de Inovação e respetivas equipas; Diretores de Estratégia e respetivas equipas; Diretores de Desenvolvimento de Produto e respetivas equipas; Diretores Financeiros e respetivas equipas; Diretores de Sustentabilidade ou ESG e respetivas equipas; Diretores de Marketing e respetivas equipas; e Diretores de Transformação Digital e respetivas equipas.

Na ótica das startups, o programa é destinado a uma equipa de duas a três pessoas por startup, com pelo menos um cofundador ou executivo, sendo que têm de trabalhar no campo da biotecnologia, descarbonização, mudança climática, soluções baseadas na natureza, agrotechs e outros temas adjacentes.

O Corporate Start-up Programme foi criado para inovar o modelo tradicional de educação, ligando empresas a startups, e está disponível para organizações de dimensão nacional, europeu e internacional, bem como para startups focadas na área da sustentabilidade.

Este programa de capacitação, único em Portugal, conta com o apoio e cofinanciamento do Projeto BIOPOLIS Norte 2020, que atua nos temas de ambiente, biodiversidade e agricultura, genética, biologia ambiental, investigação de ecossistemas e agrobiodiversidade.

As inscrições na 1.ª Edição do Corporate Start-up Programme podem ser feitas em corporatestartuppbs.pt.