A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) acaba de estabelecer uma parceria inovadora com a Microsoft, através do lançamento do programa “Artificial Intelligence For Economics and Management”.

Através deste acordo, os cerca de 3200 estudantes da FEP vão poder explorar e testar em diversas unidades curriculares as mais recentes ferramentas de inteligência artificial e de análise de dados.

“Estamos a trazer para a comunidade académica da FEP as oportunidades geradas pelos avanços tecnológicos mais recentes. A capacitação em inteligência artificial permitirá seguramente criar estratégias baseadas em dados e ferramentas que promovam a criação de valor sustentável para as organizações”, destaca o Diretor da FEP, Óscar Afonso.

A parceria agora firmada prevê a disponibilização aos estudantes de conteúdos preparados pela Microsoft e pelo INSEAD, através de várias edições de um curso não técnico, que incide sobre o estado da arte da inteligência artificial e assegura a preparação necessária para enfrentarem os desafios da era da inteligência artificial.

Adicionalmente, será potenciada a inovação na sala de aula, na medida em que também os docentes da Faculdade terão acesso aos módulos e percursos de aprendizagem do Microsoft Learn, podendo explorar e testar as mais recentes ferramentas de inteligência artificial e de análise de dados em diversas unidades curriculares.

“Capacitar as empresas e os seus futuros gestores em tecnologia inovadora, como é o caso da inteligência artificial, será um fator relevante de competitividade num mundo cada vez mais digital. Esta iniciativa da FEP representa uma aposta estratégica nesta área, que acreditamos ser fundamental para os líderes do futuro”, destaca Manuel Dias, NTO da Microsoft Portugal.

Com esta parceria, os estudantes da FEP terão a tecnologia mais avançada ao alcance dos seus dedos, o que certamente inspirará a inovação e o desenvolvimento de soft skills.

“A FEP dá um passo importante no sentido de capacitar os líderes de hoje e de amanhã para uma utilização da Inteligência Artificial focada na estratégia, na cultura da empresa e na utilização ética dos dados”, conclui Nuno Moutinho, professor da FEP que acaba de ser nomeado coordenador da inovação pedagógica da Faculdade.