No dia 11 de julho de 2023 decorreu na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) a cerimónia de assinatura do Memorando de Entendimento para a criação do Observatório da Juventude português.

O Observatório será sediado na FPCEUP e coordenado por Rui Serôdio, em representação do SINCLab – Social Inclusion Laboratory, tendo sido criado o Grupo de Trabalho constituído pelas seis entidades constitutivas e por um membro do Gabinete do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto que irá desenvolver o conjunto de atividades que permitam reunir as condições para a entrada em funcionamento do Observatório a partir do dia 1 de janeiro de 2024.

Resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, a FPCEUP, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), o Conselho Nacional da Juventude (CNJ) e a Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ), este novo observatório será coordenado pelo SINCLab – Social Inclusion Laboratory da FPCEUP e terá como principal missão a “produção, recolha, tratamento e difusão de informação e de conhecimento em matéria da juventude e setores abrangidos pelo Plano Nacional da Juventude”.

Assinaram o Memorando, em representação destas entidades, Vítor Pataco (IPDJ), Rui Oliveira (CNJ), Marco Santos (FNAJ), Tiago Rego (Movijovem) e José Freitas (FJ). Pela FPCEUP o compromisso com o Memorando foi assinado pelo seu Diretor, Pedro Nobre e por Rui Serôdio, Coordenador Científico do SINCLab – Social Inclusion Laboratory, Grupo de Investigação desta faculdade.

A cerimónia contou com a presença da Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, e do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, naquele que foi o corolário do anúncio pelo Governo para a criação desta nova estrutura que se enquadra noutras políticas públicas orientadas para a população jovem, nomeadamente o II Plano Nacional para a Juventude 2022-2024.

A sessão contou ainda com as intervenções do Diretor da FPCEUP, Pedro Nobre, e da Vice-Reitora da Universidade do Porto para as Relações Internacionais, Responsabilidade Social e Desporto, Joana Carvalho.

Não obstante o que venha a ser definido no plano estratégico que seja proposto ao Governo, a atividade do Observatório deverá assegurar o cumprimento da sua missão de produção, recolha, tratamento e difusão de informação e de conhecimento em matéria da juventude e setores abrangidos pelo Plano Nacional da Juventude.

Para outros vídeos, visite o canal oficial da Universidade do Porto no Youtube.