A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) foi condecorada, no dia 7 de julho, pelo Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, com as insígnias de Membro Honorário da Ordem de Mérito.

Impossibilitado de estar presente, o Presidente da República delegou a entrega da distinção na Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, no jantar de gala comemorativo dos 70 anos da faculdade, que teve lugar no Palácio da Bolsa.

No entanto, através de um vídeo que o Presidente da República gravou para o momento, Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou ter aberto uma “exceção àquilo que tem sido uma regra no reconhecimento do mérito de uma instituição, nomeadamente de excelência do ensino superior. Espera-se normalmente pelos 75 anos, ou pelos 100 anos, para galardoar. Eu entendo que estes 70 anos valem por 75 anos”.

Na sua mensagem gravada, o Presidente da República fez referência à génese da criação da Faculdade. “Foi tão difícil fazer nascer, foi tão difícil fazer afirmar e é tão evidente a importância do que foi feito que a senhora Ministra entregará as insígnias correspondentes àquilo que é o reconhecimento do vosso mérito, do mérito de todos, da Faculdade de Economia e da Universidade do Porto na realidade comunitária que vos engloba, que esteve na vossa génese e é a razão de ser do vosso sucesso hoje”, destacou Marcelo Rebelo de Sousa.

A entrega desta distinção constituiu o ponto alto do jantar de gala comemorativo dos 70 anos da Faculdade, que reuniu a comunidade da FEP com as restantes comunidades que a envolvem, e também antigos estudantes, empresários, parceiros e diversas personalidades da cidade, da região e do país.