Se democratizar o acesso à cultura é o espírito da missão que mobiliza a Universidade do Porto, a multidisciplinaridade confere-lhe consistência. Digamos que é um dos principais ingredientes que enforma a missão. A mesma que se serve “à mesa” da terceira semana das Noites no Pátio do Museu. A começar pelo primeiro convidado…

Recebeu o Prémio Pessoa 2022. Dois anos antes, a versão inglesa do livro de poemas Mediterrâneo, editado pela americana Hidden River Press, foi premiada com o Willow Run Poetry Book Award. Foi o primeiro autor de origem não americana a receber este prémio. Em 2019, para assinalar os trinta anos de carreira como escritor, editou uma antologia com uma centena de poemas: O Tempo Avança por Sílabas. É ainda tradutor, médico e professor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).

Falamos de João Luís Barreto Guimarães, o poeta que vai iluminar as Noites no Pátio do Museu na noite de terça-feira, 18 de julho. A sessão inclui uma conversa com a Vice-Reitora da Cultura da U.Porto, Fátima Vieira.

No dia seguinte, a 19 de julho, vamos recordar o que não é possível ver, a atravessar o céu. Foi uma das espécies mais abundantes na América do Norte, até que a sua história desta ave se cruzou com a de outra espécie: o ser humano.

Ricardo Jorge Lopes, curador das coleções de aves do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto (MHNC-UP), vai falar-nos da trágica existência do pombo-passageiro e explicar o que aconteceu até à sua extinção. É mais uma noite em que Damos Voz aos Objetos do MHNC-UP.

Quinta-feira é dia de? Os frequentadores do Pátio já sabem! Irmos ao cinema! Na quinta-feira, dia 20 de julho, o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela apresenta o documentário Food Fraud: an organised crime. Carne de cavalo rotulada como carne de vaca; mel diluído com xaropes de açúcar e azeite extra-virgem falsificado…. Este documentário de Bénédict Delfaut é sobre crime alimentar.

“Food Fraud: an organised crime” será exibido a 20 de julho. (Foto: DR)

Um acidente vascular cerebral deixou Hélder Ferreira tetraplégico.  Intelectualmente lúcido, consegue mover apenas parte do corpo. Com a ajuda do computador e de um software, estabelece redes de amizade e faz o que tanto gosta: ouvir música e escrever. Roda no Ar: Hélder, de Henrique Manuel Pereira, é a primeira curta da noite. Depois passa Cristian. Este documentário, de Luís Baldaque, retrata a vida de um homem de nacionalidade romena, ex-toxicodependente e ex-sem-abrigo. O filme leva-nos por diferentes períodos, desde as maiores dificuldades até ao “renascer”. Dia 21 de junho ficamos perante dois destinos forçados a reaprender a viver. Pelas Margens é um ciclo de cinema com a curadoria de Henrique Manuel Pereira (Universidade Católica Portuguesa – Escola das Artes).

Sábado, dia 22 de julho, é dia de música, sob um céu estrelado. Díada, já ouviu falar? No palco vai estar um duo de música tradicional irlandesa composto por Colm Larkin, no bouzouki, um instrumento de cordas da família do alaúde, e Sandro Bueno, na flauta irlandesa e transversal.

Se estamos a falar de música tradicional irlandesa o que estará aqui a faltar? O duo, na realidade, vai transformar-se num trio: Brian Leach, um multi-instrumentista e compositor irlandês, vai juntar-se à festa, acompanhado da sua gaita-de-foles irlandesa. Jigs, reels, polkas e hornpipes vão atravessar o ar e pôr-nos a dançar!

Os  Díada terão a seu cargo a Noite de 22 de julho. (Foto: DR)

No domingo, 23 de julho, também já vem sendo hábito. Vamos ao teatro. Depois dos ciclos Caos-Ar, Riscar e Despertar, surge o Lembrar. No ano em que celebram os 75 anos do TUP, faz falta Lembrar. Pensar no passado do Teatro Universitário do Porto, para construir o presente e o futuro.

Todos os eventos têm início às 21h30. A entrada é gratuita e  faz-se pelo Polo Central (Reitoria) do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto (ao Jardim da Cordoaria).

Para mais informações, consultar o programa completo das Noites no Pátio do Museu 2023.