A Universidade do Porto e a INDAQUA renovaram, no passado dia 5 de junho, o protocolo estabelecido em 2021 e que visa a atribuição de bolsas a estudantes da U.Porto em situação de carência económica, totalmente financiadas por aquela que é uma das maiores operadoras nacionais no universo das concessões municipais de água.

As “Bolsas INDAQUA”, cujo valor ascende agora aos 1.000 euros, destinam-se especificamente a estudantes – de licenciatura e mestrado integrado – em situação de carência económica provenientes dos concelhos onde a INDAQUA opera, nomeadamente Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa e Vila do Conde.

“Na INDAQUA, tiramos muito valor das competências que recebemos das universidades e achamos que era uma área em que faria sentido devolvermos à sociedade parte do valor que recebemos. Tivemos esta iniciava há uns anos, tivemos bons resultados e resolvemos repetir e continuar”, disse Pedro Perdigão, CEO da INDAQUA, à margem da cerimónia realizada na Reitoria.

Apoiar o combate ao abandono escolar no Ensino Superior é outro dos grandes objetivos da empresa. “Esperamos pelo menos contribuir para evitar alguma desistência ou alguma saúde de algum estudantes da Universidade do Porto por questões financeiras”, refere o responsável da INDAQUA.

Satisfeito com o reforço da parceria mostra-se também José Miranda Coelho, Diretor dos Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP), entidade que ficará responsável pelo processo de atribuição das bolsas. “Este tipo de apoios são essenciais para a U.Porto e, em particular, para a função que os SASUP prestam na Universidade”, notou.

Alargar este tipo de parcerias constitui, de resto, “uma das novas ambições dos SASUP”. Para tal, adianta José Miranda Coelho, “vamos tentar apelar à responsabilidade social de outras instituições, no sentido de incrementarmos o número de bolsas para além das bolsas que o estado atribui”.

20 bolsas a caminho

O acordo agora assinado prevê a atribuição de um total de 20 bolsas a estudantes que estão a frequentar a U.Porto no presente ano letivo.

O processo de identificação e seleção dos bolseiros será gerido pelo Núcleo de Bolsas do Serviço de Apoio ao Estudante dos SASUP e deverá ficar concluído até final de junho.

Para o efeito, serão elegíveis (ver Regulamento) os estudantes que tenham submetido a candidatura a bolsas de estudo ao abrigo do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo aos Estudantes do Ensino Superior (RABEEES) e que não tenham sido selecionados.

Para outros vídeos, visite o canal oficial da Universidade do Porto no Youtube.