Dois estudantes do Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) sagraram-se vencedores do Qiskit Hackathon Barcelona, uma competição internacional de computação quântica patrocinada pela IBM. O evento realizou-se nos dias 1 e 2 de abril, na Escola d’Enginyeria UAB, em Barcelona.

Diogo Ramos e Guilherme Oliveira Silva, das licenciaturas em Física e em Engenharia Física (partilhada entre a FCUP e a Faculdade de Engenharia), respetivamente, trabalharam em equipa, durante 24 horas, para resolverem um problema no campo da computação quântica, apresentando-o em seguida a um painel de juízes.

Os participantes puderam escolher um entre os vários desafios propostos por instituições de investigação e grandes empresas com interesse em aplicações tecnológicas da computação quântica: IBM Quantum, ICFO, Moody’s e Barcelona Supercomputing Center. No caso dos estudantes da U.Porto, optaram por otimizar o processo de preparação de circuitos, que codificam o estado quântico necessário para o problema, de forma visual e fácil de testar.

“Os estudantes venceram o desafio proposto pela IBM de forma inovadora, demonstrando a sua habilidade e conhecimento em física e computação quântica”, descreve, orgulhoso, Ariel Guerreiro, docente do DFA que os orienta em estágio no Programa de Estágios Extracurriculares da FCUP. Não só venceram o desafio a que se propuseram como foram os vencedores da competição no geral.  No âmbito deste estágio, que começou em fevereiro e tem a duração de seis meses, os futuros físicos estão a desenvolver um conjunto de simulações interativas para ensinar física quântica.

Embora seja um campo ainda em desenvolvimento, acredita-se que a computação quântica possa ter um impacto revolucionário em muitas áreas, incluindo a pesquisa de novos materiais e medicamentos.

“À medida que a tecnologia quântica continua a avançar, espera-se que ela se torne cada vez mais acessível e útil para uma variedade de aplicações práticas”, explica o professor, que é também investigador no INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência.

Sobre a competição

O Qiskit Hackathon Barcelona é uma competição imersiva que conta com a participação de estudantes e investigadores experientes em computação quântica.

Os participantes, divididos em equipas de seis elementos, enfrentaram quatro desafios diferentes: Visual Circuit Preparation, Circuit Cutting, Solving the Black-Scholes pricing model with quantum simulation techniques e Quantum simulation with quantum computers.