Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e do GreenUPorto – Centro de Investigação em Produção Agroalimentar Sustentável lideram um projeto pioneiro que tem como missão tornar o castanheiro mais tolerante às alterações climáticas.

O projeto CASTANHEIRO vs ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS – o papel do stress priming e da micorrização (CC&NUTS) é um dos trabalhos de investigação recentemente distinguidos – com um financiamento de 250 mil euros – pelo Programa Promove, da Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI e em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

“O nosso objetivo é contribuir para uma melhor gestão dos sistemas agroflorestais do parque Nacional de Montesinho – o principal hotspot de castanheiro em Portugal – tornando-os mais resilientes às alterações climáticas que já se fazem sentir no território português, especialmente em zonas onde a falta de água e os picos de temperatura são alarmantes”, explica a líder do projeto, Fernanda Fidalgo, docente da FCUP e investigadora no GreenUPorto.

A proposta, selecionada na categoria de projetos I&D Mobilizadores, foca-se no desenvolvimento de estratégias para aumentar a tolerância do castanheiro às alterações climáticas, com o objetivo de selecionar e desenvolver variedades tolerantes de castanheiro, contribuindo para valorizar a produção da castanha em Portugal.

Uma espécie de “vacina” contra o stress para o castanheiro

O desenvolvimento do projeto baseia-se no uso de duas técnicas e conceitos já bem conhecidos – o stress priming e a micorrização. “No stress priming, as plantas são expostas a condições controladas de stress moderado de modo que criem ou desenvolvam memória, tal como acontece nos animais, que lhes permitirá responder mais prontamente, em termos de defesa, a uma situação futura de stress”, detalha Cristiano Soares, também investigador do projeto na FCUP e no GreenUPorto.

“No fundo, é como se as plantas recebessem uma “vacina” de modo que, em caso de necessidade, um conjunto de respostas seja desencadeado mais prontamente, permitindo um melhor desempenho fisiológico em situação de stress”, acrescenta.

Paralelamente, a equipa do CC&NUTS irá também explorar a potencialidade das micorrizas na proteção do castanheiro contra os efeitos das alterações climáticas. Trata-se de uma associação entre fungos e as raízes das plantas que contribui para uma melhor absorção de água e de nutrientes, estando igualmente envolvidas no aumento da tolerância a várias condições adversas. De modo a testar a aplicabilidade e sucesso destas estratégias, os investigadores irão recorrer não só a ensaios laboratoriais, mas também a experiências de campo, previstas a serem desenvolvidas no próprio Parque Natural de Montesinho.

Este projeto, que arranca em 2023, surge alinhado com os interesses de investigação de um consórcio multidisciplinar, que integra ainda investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), bem como a Deifil, uma empresa portuguesa de biotecnologia vegetal.

Da equipa da FCUP/GreenUPorto fazem ainda parte os investigadores Bruno Sousa, Filipa Sousa, Mafalda Pinto, Maria Martins, Sofia Spormann e Pedro Mateus.

De cima para baixo, da esquerda para a direita, Pedro Mateus, Bruno Sousa, Maria Martins, Fernanda Fidalgo, Sofia Spormann, Filipa Sousa, Cristiano Soares e Mafalda Pinto. (Foto: FCUP)

Sobre o Programa Promove

Lançado em 2018, este programa é promovido pela Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI e em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e destina-se à dinamização das regiões do interior de Portugal.

Em 2022, foram distinguidas três tipos de iniciativas: “Projetos de I&D mobilizadores” vindos de instituições de investigação de referência; “Projetos-piloto inovadores” nascidos pela mão da academia, empresas e entidades sem fins lucrativos: e “Ideias com potencial para se tornarem projetos-piloto inovadores”, propostas por estudantes e investigadores no âmbito de mestrados ou doutoramentos. Nestas três tipologias premeiam-se projetos e ideias em domínios estratégicos, como a redução de riscos biológicos e a promoção/valorização de novas culturas e produtos naturais.

No total, o Programa Promove apoiou este ano, com 3,6 milhões de euros, um conjunto de 29 iniciativas, de estudantes, academia, empresas e organizações sem fins lucrativos, que querem contribuir para o desenvolvimento sustentável do interior de Portugal. O CC&NUTS foi o único projeto da Universidade do Porto selecionado.