Foi recentemente assinado o acordo que oficializa o estatuto de primeira spin-off do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) à Ínclita Seaweed Solutions (ISS), uma startup que se dedica ao desenvolvimento, produção e comercialização de ingredientes inovadores e sustentáveis à base de algas para as indústrias cosmética, nutracêutica e petcêutica.
As algas são já reconhecidas como fonte de ingredientes naturais, sendo que atualmente o valor total do mercado da sua biomassa e derivados cresce a um ritmo muito elevado, em resposta a uma procura crescente de produtos naturais sustentáveis por parte dos consumidores. Foi a perceção deste potencial de crescimento económico, juntamente com o desenvolvimento científico e tecnológico alcançados no CIIMAR, que levou à criação da Ínclita Seaweed Solutions.
O projeto iniciou-se em 2017, quando a ISS era apenas um sonho alicerçado no conhecimento, experiência e paixão das investigadoras do CIIMAR Ana Catarina Guedes e Isabel Costa. Foi com o apoio e experiência da equipa de empreendedores Diogo Bastos e Jorge Fernandes que, em fevereiro de 2018, a empresa surgiu oficialmente e foi reconhecida como primeira spin-off do CIIMAR.
Hoje, a ISS conta com uma equipa multidisciplinar, com conhecimento e experiência nas áreas da ecologia e produção de algas, biotecnologia marinha, métodos de extração de compostos bioativos de algas, inovação estratégica, desenvolvimento de negócio, marketing e vendas.
A primeira spin-off do CIIMAR
Com a assinatura deste acordo, a Ínclita Seaweed Solutions oficializa o seu estatuto como primeira spin-off do CIIMAR, estreitando assim uma relação que é crucial para o crescimento da empresa, baseada desde o seu início no conhecimento científico e nos mais avançados métodos e tecnologias de extração e de desenvolvimento de soluções aplicadas para benefício dos seus clientes e parceiros.
Simultaneamente, o CIIMAR reforça assim a sua aposta na investigação aplicada, empreendedorismo e criação de valor.