A Fibersail, uma startup instalada na UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, acaba de receber um financiamento de 1.6 milhões de euros da União Europeia. Com este valor atribuído no âmbito do Portugal 2020, através do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional, a empresa vai fazer crescer a equipa e aumentar o potencial de uma tecnologia inovadora – já patenteada – para apoiar o desenvolvimento de pás eólicas mais eficientes.

Fundada em 2014, a startup trabalha na área da monitorização da condição de estruturas críticas como turbinas eólicas. Mais concretamente, a Fibersail desenvolve um sistema disruptor de SGM (Structural Health Monitoring) que mede a forma de estruturas remotamente e em tempo real, ao mesmo tempo que trata a informação sobre o ambiente atmosférico. Isto proporciona um maior conhecimento sobre a condição efetiva e comportamento das pás eólicas, possibilitando, assim, uma maior eficiência, prevenção de falhas e redução de custos de manutenção.

Com este financiamento, a empresa vai “fazer crescer a equipa e demonstrar o potencial da proposta de valor que a tecnologia patenteada da Fibersail tem na maximização da eficiência dos aerogeradores, permitindo também ajudar na redução dos elevados custos de manutenção”, afirma Pedro Pinto, CEO e cofundador da Fibersail.

Ainda segundo o mesmo responsável, este valor “irá permitir acelerar a implementação da estratégia definida para nos tornarmos um standard no mercado eólico”.

Com este financiamento da União Europeia, sobe para 2 milhões de euros o valor levantado pela empresa desde o início do projeto.