A Universidade do Porto acaba de lançar a primeira edição local do concurso 3MT® (Three Minute Thesis), uma competição académica que desafia todos os estudantes de doutoramento da instituição a testarem e porem em prática as suas capacidades de comunicação.

Neste concurso, promovido pela primeira vez pela University of Queensland (Austrália) em 2008 e que chega hoje a 900 universidades em todo o mundo, os estudantes de doutoramento da U.Porto são desafiados a explicar a importância e o significado da sua investigação. Tudo isto em apenas 3 minutos e “usando como ajuda não mais que um único diapositivo”.

Para além do desafio propriamente dito, pretende-se que esta seja também “uma oportunidade para criar laços, estarmos juntos e interagir, partilhando a nossa investigação entre nós e com todos, alargando a nossa comunidade e trazendo para essa mesma comunidade todos os que partilham a nossa curiosidade e interesse pelo conhecimento”, avança a organização.

As candidaturas à primeira fase da 3MT U.Porto decorrem até 31 de janeiro de 2022 e implicam o preenchimento do respetivo formulário online, juntamente com a produção de um vídeo de 3 minutos (ver regras aqui).

Os autores dos 20 melhores vídeos selecionados pelo comité de avaliação irão participar na Competição final do 3MT U.Porto, a decorrer em maio de 2022.

O vencedor será distinguido com um prémio monetário de 1200 euros. Será ainda atribuída uma menção honrosa no valor de 800 euros.

Mais informações aqui, ou através do e-mail [email protected].