A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), em colaboração com a Faculdade de Belas Artes (FBAUP) e com o Planetário do Porto – Centro de Ciência Viva, vai assinalar, no próximo dia 30 de julho, quinta-feira, o Dia do Asteroide, numa comemoração conjunta entre Portugal e Angola. As celebrações desta efeméride, com início marcado para as 14h00, decorrem online e contarão também com a participação de Chiara Manfletti, a primeira presidente da Agência Espacial Portuguesa.

A segurança no espaço, os impactos e efeitos de asteroides e meteoritos na Terra, estratégias de mitigação de detritos espaciais e a investigação no espaço são alguns dos temas que vão estar em discussão neste evento de acesso livre.

Do programa fazem parte várias sessões conduzidas por docentes e investigadores da FCUP e também por investigadores do Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra (CITEUC) – coorganizador do evento – e do Planetário do Porto – Centro de Ciência Viva.

Da parte de Angola, chegarão também via Zoom sessões sobre evidências no solo angolano de fragmentos de meteoritos, com a participação do Presidente da Associação Angolana de Física, de Benguela, Guido Preto, e sobre o impacto de asteroides e cometas com a Terra, dinamizada por Eduardo Ekungu Eliseu, do Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior Politécnico Tundavala, Huila-Lubango.

Integram a equipa que organiza o dia do Asteroide 2020 – Portugal – Angola, Mário Monteiro, Diretor do Departamento de Física e Astronomia da FCUP, os docentes Orfeu Bertolami, M. A. Salgueiro da Silva e Teresa Seixas, coordenadores da iniciativa, Joaquim Esteves, Diretor do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território, Fernando Figueiredo, Coordenador do CITEUC, Fernando Pinheiro, Coordenador Grupo Sistema Solar, Cristina Ferreira e José A. Pinto, docentes da FBAUP, e Filipe Pires, Diretor Executivo do Planetário do Porto – Centro Ciência Viva.

O Dia do Asteroide foi declarado pelas Nações Unidas em 7 de dezembro de 2016, como um dia de educação global para uma maior consciencialização acerca dos asteroides.