A Língua Gestual Portuguesa (LGP) como Língua Materna dos Surdos é o mote para a celebração desde ano do Dia Internacional da Língua Materna, promovida pela Universidade do Porto. O evento realiza-se no dia 21 de fevereiro, a partir das 14h30, no Auditório Ruy Luís Gomes, na Reitoria da U.Porto, e assinala a data reconhecida internacionalmente pela UNESCO, desde 1990.

Professores, técnicos e estudantes da U.Porto juntam-se para uma tarde dedicada a valorizar a LGP como a língua identitária da comunidade que a usa, na data internacionalmente consagrada para a defesa do direito ao uso da língua materna.

Alice Ribeiro, do Gabinete de Apoio ao Estudante com Necessidades Especiais Educativas da U.Porto, vai partilhar com os participantes a experiência da LGP enquanto língua e cultura. Segue-se a intervenção de Susana Barbosa, da Escola Superior de Educação (ESE), cujo painel aborda a importância dos intérpretes na mediação da comunicação.

Orquídea Coelho, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da U.Porto (FPCEUP), participa também na sessão para falar sobre a LGP enquanto língua materna dos surdos. Previstas estão igualmente as intervenções de Ana Maria Brito, da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP), e de Celda Morgado, da ESE, sobre o reconhecimento e valorização da Língua Gestual Portuguesa.

Organizada pelo Gabinete para a Promoção da Língua Portuguesa da Reitoria Universidade do Porto, a celebração do Dia Internacional da Língua Materna na U.Porto é de entrada livre, mas sujeita a inscrição.