A UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade Porto conta com uma nova direção presidida por Helder Vasconcelos, Vice-Reitor da U.Porto para as relações com empresas, inovação e empreendedorismo. A nova direção da UPTEC assume uma estratégia focada no reforço da estrutura de transferência de conhecimento da U.Porto, na aposta de captação de financiamento e na criação de parcerias com entidades nacionais e internacionais relevantes na área da inovação.
Da nova direção da UPTEC fazem também parte Maria Oliveira, que desempenha agora funções de Diretora para o Desenvolvimento de Negócio da UPTEC, deixando a coordenação da U.Porto Inovação. Já Fernando Pires lidera a Gestão Financeira e Fiscal do Parque, depois de ter desempenhado funções no Planeamento Estratégico e Participações Empresariais da Universidade.
A estratégia da nova direção passa, assim, por integrar no mesmo espaço físico duas principais estruturas que apoiam a cadeia de valor de inovação da Universidade: UPTEC e U.Porto Inovação. “Esta nova política de aproximação resultará numa cooperação mais estreita entre ambas as estruturas, bem assim como no aproveitamento de sinergias e de economias de escala”, comenta.
A partir de setembro, a equipa da U.Porto Inovação instala-se, assim, na UPTEC. “Pretende-se criar uma forte estrutura de apoio à transferência de conhecimento gerado na U.Porto e disponibilizar um conjunto alargado de instrumentos e iniciativas que fomentem a inovação e o empreendedorismo na U.Porto”, reforça Helder Vasconcelos, Presidente da UPTEC e Vice-Reitor da U.Porto.
A aposta dos novos líderes do berço da inovação da U.Porto assenta, também, na captação de financiamento externo, que possa beneficiar as empresas instaladas e os estudantes e investigadores da U.Porto envolvidos no desenvolvimento de investigação de translação. “A nova direção integra elementos com experiência relevante quer nas áreas da preparação e execução de projetos financiados, quer na área da gestão económico-financeira. Esperamos, por isso, que esta mudança nos permita um reforço na capacidade de procura de oportunidades de financiamento”, afirma o novo presidente do Parque.
Dando continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos anos, a UPTEC vai continuar a consolidar a rede de parceiros nacionais e internacionais, nomeadamente com entidades de que resultam em valor acrescentado significativo para o ecossistema empreendedor da U.Porto. Recentemente, a nova direção estabeleceu um protocolo de colaboração com a Portugal Ventures que pretende potenciar a aptidão dos projetos empresariais para o investimento de capital de risco por parte da Portugal Ventures.
Desde 2007, a UPTEC apoiou mais de 550 projetos empresariais nas artes, ciências e tecnologias. Atualmente, a UPTEC acolhe 186 projetos empresariais e já graduou 73 empresas, que concluíram com sucesso do processo de incubação. As empresas instaladas e graduadas da UPTEC já criaram 2700 postos de trabalho, ocupados maioritariamente por recursos humanos altamente qualificados.