O Planetário do Porto – Centro Ciência Viva comemora no próximo dia 24 de novembro – Dia Nacional da Cultura Científica – o seu 20.º aniversário, e para assinalar a data, preparou um conjunto de atividades espaciais dirigidas para toda a família.
A partir das 14h00, e ao longo de toda a tarde, os visitantes terão a oportunidade de construir e lançar pequenos “foguetões” com materiais do dia a dia, explorar o Planetário com o “Passaporte Espacial” e participar em atividades de robótica.
Haverá ainda uma conversa com cientistas, com a presença de dois convidados “espaciais”. São eles Tiago Loureiro (Agência Espacial Europeia), “Spacecraft Operations Manager” do ExoMars 2020 Rover and Surface Platform, e o Astronauta Suborbital Rui Moura , professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).
Às 18h00 os participantes poderão cantar os parabéns ao Planetário e comer uma fatia do bolo de aniversário.
As atividades na sala de projeção do planetário (fulldome) e no auditório estão limitadas ao número de lugares disponíveis. Os interessados devem inscrever-se – gratuitamente – aqui.
Incluída nas comemorações da Semana da Ciência e Tecnologia 2018, a festa de aniversário do Planetário do Porto integra também as European #SpaceTalks, uma iniciativa promovida pela Agência Espacial Europeia (ESA), que tem como objetivo chamar a atenção dos cidadãos europeus para a necessidade de investir nas atividades espaciais, e dos benefícios únicos que essas atividades nos providenciam.
Mais informações aqui.
Sobre o Planetário do Porto
Inaugurado em 1998, o Planetário do Porto é um espaço de promoção da cultura científica e tecnológica, gerido pelo Centro de Astrofísica da U.Porto (CAUP). Procurado sobretudo pelo público escolar, o espaço foi alvo de uma ampla renovação entre 2014 e 2015, que o colocam ao nível dos mais modernos planetários do mundo, com a possibilidade de apresentação de filmes e documentários em ambiente imersivo.
As sessões do Planetário são acompanhadas pela equipa de divulgação do CAUP, e contam com a colaboração dos investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), o maior centro de investigação nacional em Astronomia.