Fazer parar o tempo pela solidariedade e despertar de consciências é o objetivo da campanha que, até ao próximo dia 28 de março, vai atravessar os espaços da Universidade e da cidade numa iniciativa da U.Dream, empresa constituída por estudantes da Universidade do Porto.
Sob o slogan “E se o tempo parasse? Paravas?”, a campanha “Versus II” inclui um conjunto alargado de ações de intervenção urbana pensadas para “acordar o Porto” para a capacidade de entreajuda. Ao longo de duas semanas, a U.Dream, com o apoio da Câmara Municipal do Porto, do Metro do Porto e de várias faculdades da U.Porto, espera assim “romper com a rotina das pessoas” e mostrar-lhes que “podem ajudar a mudar o mundo com as próprias mãos”, aponta Diogo Mendes, presidente da organização.
A iniciativa arrancou a 18 de março, dia em que os estudantes saíram às ruas do Porto para falar com a população, dando-lhe a conhecer a iniciativa. No dia 21 de março, vai haver um “freeze” na cidade com o objetivo de parar 150 pessoas durante 30 segundos.
Na semana seguinte, a campanha chegará aos átrios de várias faculdades da U.Porto. Haverá ainda ações de divulgação nas estações de Metro da cidade.
A iniciativa culmina com um espetáculo na Exponor, encenado e realizado pelos estudantes, com base nas histórias de vida de uma jovem que venceu o cancro, de um adolescente que consegue controlar o seu autismo e de um campeão paralímpico. O espectáculo vai contar com a presença de artistas musicais da área do hip hop, fado, de tunas. As receitas de bilheteira revertem para “ a realização de sonhos das crianças que estamos a acompanhar”, diz Diogo Mendes. A entrada varia entre os 5 e 7,5 euros.
As duas semanas de ações vão encerrar com a exibição de um documentário de 5 minutos, no dia 29 de março, que irá mostrar os principais objectivos da U.Dream.
Sobre a U.Dream
Fundada em agosto de 2013, a U.Dream é contituída por mais de 80 estudantes das diferentes faculdades da Universidade do Porto e tem como missão “acompanhar e concretizar os sonhos de crianças em estado de saúde ténue”, através da prestação de serviços de formação e consultoria a micro empresas. Em menos de dois anos, a empresa já concretizou mais de 20 sonhos, graças à prestação de serviços de consultoria a entidades parceiras, que em troca, asseguram a realização de sonhos.
“O que nós fazemos é detetar um problema social, potenciar o conhecimento técnico dos nossos membros, através de parcerias com escolas conceituadas que lhes dão formação, e depois pegar nessas qualidades e dar às empresas aquilo que elas procuram”, diz Diogo Mendes.
A U.Dream tem como grande meta tornar-se “a Júnior Empresa a proporcionar mais sorrisos em Portugal”, tendo em conta “valores como o altruísmo, seriedade, felicidade, imparcialidade, discrição, esperança e o sonho”.