Albert Einstein, fotografado em 1921, seis anos após a publicação da Teoria da Relatividade Geral.

Em novembro de 2015, ao completarem-se 100 anos sobre a formulação das equações de campo da Teoria Geral da Relatividade, por Albert Einstein, os Centros de Matemática e de Física da Universidade do Porto organizaram uma sessão comemorativa com a participação de vários convidados nacionais e internacionais. São essas intervenções que se reúnem agora em 100 Anos de Relatividade Geral, título do mais recente lançamento das U.Porto Edições.

Coordenada por José Carlos Santos e João Nuno Tavares, docentes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), a obra reúne então os textos escritos pelos autores de várias das palestras desse encontro, traduzindo-se, assim, numa versão escrita da apresentação que fizeram na ocasião.

A apresentação do livro está marcada par o próximo dia 28 de maio, às 17h00, na Biblioteca da FCUP, e será liderada por Orfeu Bertolami, Diretor do Departamento de Física e Astronomia da FCUP.

Com entrada livre, a sessão contará ainda com as intervenções de Ana Cristina Freira, Diretora da FCUP, e Fátima Vieira, Vice-Reitora da U.Porto para a Cultura, U.Porto Edições e Museus.

Mais informações aqui, ou através do e-mail [email protected].