laboratório

Com o intuito de promover uma utilização mais responsável de animais no ensino e investigação, o Organismo Responsável pelo Bem-Estar Animal (ORBEA) do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP) organizou o Simpósio “Best Practice and Alternatives to Animal Experiments in Education and Training”.

O referido Simpósio terá lugar no próximo dia 14 de julho, das 9h00 às 16h30, no Anfiteatro 7 do Complexo ICBAS-FFUP, e destina-se a docentes, investigadores e a todos que se interessam por esta área. O evento conta com a participação de Nick Jukes, coordenador da “International Network for Humane Education” (InterNICHE) – uma rede internacional que tem como missão promover uma educação de elevada qualidade sem recorrer à utilização de animais, prestando aconselhamento para que as instituições de ensino possam vir a substituir protocolos com animais por métodos alternativos.

Durante a manhã serão explicadas as vantagens da utilização de métodos alternativos à utilização de animais no ensino e serão ainda apresentados alguns recursos que estão disponíveis para esse efeito. Da parte da tarde será abordado muito rapidamente o mesmo tema na vertente da investigação e será também realizada uma demonstração multimédia de software, modelos, manequins e simuladores que existem como alternativa à utilização de animais.

O Simpósio terminará com uma discussão aberta sobre as estratégias a desenvolver para a implementação de métodos alternativos.

A entrada é livre mas sujeita a inscrição prévia. O programa completo pode ser consultado no cartaz do evento.