Estão abertas as candidaturas ao Programa Doutoral em Sexualidade Humana da Universidade do Porto, cuja segunda edição decorre no ano letivo 2019/2020.

Destinado a psicólogos, educadores, médicos, enfermeiros, sexólogos e outros profissionais nas áreas da Saúde e das Ciências Sociais e Humanas, o PDSH – Programa Doutoral em Sexualidade Humana tem como objetivo promover o conhecimento avançado e o desenvolvimento de investigação nesta área de relevância central, quer para o bem-estar quer para a saúde biopsicossocial. Trata-se do primeiro doutoramento desta natureza na Europa e um dos poucos a nível internacional.

Com a duração de seis semestres, o plano de estudos do PDSH aborda as questões da sexologia clínica, género e identidade, educação sexual, medicina sexual e a saúde sexual e reprodutiva. Em perspetiva está ainda a criação de parcerias internacionais estratégicas, tendo em vista o estabelecimento de um centro de excelência internacional na área da sexualidade na Universidade do Porto e em Portugal.

primeira fase de candidaturas abriu a 2 de janeiro e decorre até 1 de março de 2019.

Este programa doutoral, lecionado em português e inglês, pretende colmatar carências resultantes da escassez de formação avançada, especializada  nesta área, e é coorganizado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP), pela Faculdade de Medicina (FMUP) e pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto.

O PDSH conta ainda com um recurso laboratorial. O Laboratório de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab), criado em 2012 na FPCEUP, é um organismo exclusivamente dedicado à investigação experimental e psicofisiológica de diferentes aspetos da sexualidade humana, e tem sido alvo da atenção da comunicação social internacional.

Mais informações em www.fpce.up.pt/candidaturas