“Escola de Verão 2017” arranca com apoio do CINTESIS

Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (MEDCIDS-FMUP) está a organizar, com o apoio do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, a “Escola de Verão 2017”, que se traduzirá na realização de uma série de Cursos entre os próximos dias 2 de junho e 21 de julho.

O primeiro curso, agendado para os dias 2 e 3 de junho, será o Curso de“Biomedical Signal Processing” e terá como docentes João Fonseca, Rute Almeida, Hernâni Gonçalves, Pablo Laguna, Eduardo Gil e Juan Pablo Martinez. Podem inscrever-se, até 22 de maio, investigadores e alunos de pós-graduação em Medicina, Tecnologias da Saúde, Engenharia Biomédica, Ciências do Desporto, Matemática Aplicada ou áreas afins, bem como todos os interessados em sinal biomédico, através do respetivo formulário de candidatura.

O Curso de “História do Instrumento Cirúrgico” será ministrado por Amélia Ricon Ferraz, entre 19 e 22 de junho, destinando-se a estudantes do Ensino Secundário, estudantes do Ensino Superior de Ciências da Saúde e outros estudantes do Ensino Superior com interesse nesta área.

O Curso “Estudos de Intervenção – Ensaios Clínicos” será lecionado pelo médico e professor João Fonseca, tendo início marcado para o dia 30 de junho e fim previsto para o dia 15 de julho. Os destinatários são profissionais de saúde, investigadores ou estudantes nas áreas de Ciências da Vida e Bioestatística que queiram saber mais sobre Estudos de intervenção (definições e enquadramento), desenho de ensaios clínicos – aspetos metodológicos e estruturação de protocolos de ensaios clínicos, recomendações SPIRIT (Standard Protocol Items: Recommendations for Interventional Trials), regulação e legislação, boas práticas clínicas, gestão de qualidade, entre outros temas relacionados.

Tendo como docente Cláudia Camila Dias, o Curso de Introdução à Análise de Dados usando o SPSS destina-se a profissionais, investigadores ou estudantes nas áreas da Saúde, Ciências da Informação, Matemática e Estatística. Fazem parte dos conteúdos programáticos, entre outros, a gestão de dados, medidas de localização e dispersão, distribuição normal, representação gráfica, técnicas de amostragem, intervalos de confiança, testes paramétricos e não paramétricos e regressão linear simples. As aulas estão marcadas para 10 e 11 a 14 de julho.

O Curso de Introdução à Análise de Dados usando o R, que terá como docente Pedro Pereira Rodrigues, destina-se igualmente a profissionais, investigadores ou alunos nas áreas da Saúde, Ciências da Informação, Matemática e Estatística. Um dos objetivos é “formar profissionais e investigadores na área de ciências de dados de saúde, uma área onde existe cada vez mais financiamento, quer público e institucional (nacional e internacional), quer da própria sociedade, onde empresas do sector estão deficitárias”. As aulas vão decorrer nos dias 17, 18 e 21 de julho.

Para inscrições e mais informações, contactar: cides_ensino@med.up.pt.