Encerra no dia 31 de janeiro de 2017 o prazo para a submissão de resumos para a Conferência Internacional sobre o “Desenvolvimento Económico das Regiões da Europa do Sul: Políticas e Ensino Superior”, que terá lugar no Porto, nos dias 25 e 26 de maio de 2017.

Organizada pelo EDULOG, o think tank sobre Educação da Fundação Belmiro de Azevedo, a conferência conta com o apoio da Universidade do Porto, da CCDR-N e da Regional Science Association International.

Terá por tema de debate os problemas das regiões menos desenvolvidas dos países do Sul da Europa (Portugal, Espanha, Itália e Grécia), com o propósito de apontar para medidas e iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável destas regiões. Medidas que terão necessariamente de ser abordadas com políticas eficazes a médio e longo prazo.

Desta forma, serão valorizados os trabalhos que se debrucem sobre

– O sucesso ou falta de sucesso das políticas implementadas nas regiões atrasadas dos quatro países;

– Avaliações teóricas ou avaliações quantitativas contrafatuais;

– Teorias por trás do sucesso ou fracasso dos esforços políticos neste tipo de regiões;

– Novas perspectivas ou objectivos políticos, que devem ser implementados;

– A inter-relação entre as políticas regionais nacionais e europeias e como elas podem ser coordenadas e complementadas;

– As componentes prospetivas e políticas sobre a ligação entre capital humano, ensino superior (inovação) e desenvolvimento regional serão particularmente bem-vindas;

– Relatórios de projetos em andamento sobre Estratégias de Especialização Inteligente.

Mais informações e submissão de resumos no site da conferência: http://conferencia2017.edulog.pt.