De 14 a 16 de setembro de 2016, a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) vai acolher o 2º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira – ‘Culturas Partilhadas’ (2CIHCLB).

Organizado pelo Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Universidade do Porto (CEAU-UP), com o apoio da Sociedade Portuguesa de Estudos de História da Construção (SPEHC), este evento científico pretende dar continuidade ao 1.º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira, que teve lugar no Campus da Universidade Federal do Espírito Santo, na cidade de Vitória – Espírito Santo, Brasil –, em setembro de 2013.

O 2CIHCLB pretende constituir um fórum de debate dos estudos mais recentes sobre a história dos processos construtivos, entre Portugal e o Brasil, nas suas múltiplas influências que passam igualmente pela Europa, a Ásia e a África. Neste âmbito, compreender a maneira como se construiu num determinado lugar e num dado período histórico – com que materiais, técnicas, máquinas e tipos de organização do trabalho – implica a congregação de investigações provenientes de várias disciplinas. Não só das áreas da Arquitetura e da Engenharia, mas também de outras disciplinas como a História Económica e Social, a História da Ciência das Construções, História das Tecnologias ou ainda a História da Administração Pública ou do Ensino. 

Por outro lado, ao eleger para tema do congresso a problemática das “Culturas Partilhadas”, pretende-se ainda estender esta iniciativa a outras áreas geográficas, cujo cruzamento com a construção Luso-Brasileira é facilmente reconhecido. Tem-se presente, desde logo, Espanha e, por extensão, as Américas Central e do Sul, mas também países europeus, de que são exemplo, entre outros de menor influência, Itália, França e Inglaterra, não esquecendo, obviamente, todos os países africanos e do extremo oriente onde este intercâmbio entre culturas construtivas teve igualmente lugar. 

Assim, e sem prejuízo do seu objeto central – a cultura construtiva luso-brasileira -, pretende-se enriquecer o congresso com contributos diversificados oriundos do espaço geográfico acima identificado.

O período de submissão de resumos está a decorrer até 8 de fevereiro de 2016.

Mais informações disponíveis em www.fa.up.pt, no website do congresso (ainda em construção), na página do facebook, ou através do endereço electrónico [email protected].