Estão abertas as candidaturas para o BIP Proof, programa que vai atribuir apoios para provas de conceito dentro da Universidade do Porto. Os interessados podem candidatar-se até ao dia 28 de fevereiro.

O principal objetivo do BIP Proof passa por criar um sistema de provas de conceito que permita estimular os investigadores durante as principais etapas de criação de valor dos seus projetos, prestando-lhes apoio na valorização dos resultados da investigação. Essas provas de conceito podem traduzir-se na construção de protótipos de viabilidade técnica, realização de ensaios in vitro/in vivo, estudos de viabilidade ou de mercado, entre outras.

São elegíveis projetos que:

» resultem de I&D desenvolvida na Universidade do Porto;
» apresentem um objetivo claro com deliverables claramente definidos (prova de conceito experimental, protótipos validados laboratorialmente ou em ambiente industrial);
» conduzam, ou clarifiquem a respetiva viabilidade, ao desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços com aplicação bem definida;
» evidenciem que o apoio obtido no âmbito do BIP PROOF tem um impacto significativo na sua aproximação ao mercado;
» evidenciem o compromisso da equipa envolvida em apoiar a futura exploração comercial dos resultados após o término do BIP PROOF.

Os interessados devem preencher o formulário que está disponível online. Esse documento deverá depois ser enviado para [email protected], com “BIP PROOF” escrito no assunto da mensagem.

Com base nas comunicações de invenção recebidas no decurso da sua atividade normal, a U.Porto Inovação irá proceder à análise das propostas e seriar os projetos mediante avaliação da documentação entregue. As linhas orientadoras do programa podem ser consultadas aqui.

Mais informações através do e-mail [email protected] (Joana Carrilho).

O BIP Proof tem o apoio do U.Norte Inova, um projeto financiado pelo Norte2020, Portugal 2020 e União Europeia.