03 FEPA Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) acolhe na próxima sexta-feira, 20 de maio, às 14h00, a conferência ‘Portugal 2030 – Pensar a Agenda para a Transição Energética’, uma iniciativa em parceria com a Associação Portuguesa da Economia da Energia (APEEN), que contará com a presença de reconhecidos especialistas e responsáveis de empresas do setor energético, como o Conselheiro do Presidente da Comissão Europeia, Telmo Baltazar, o Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta, e o Presidente da APEEN e CEO da NEWES – New Energy Solutions/MIT – Portugal, Jorge Vasconcelos, entre outros. O evento deverá ser encerrado pelo Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches.

O principal objetivo desta conferência é promover uma reflexão pública sobre a transição energética em Portugal no horizonte 2030, aproveitando a proximidade do Dia Internacional da Energia. Para tal, “foram convidados os investigadores portugueses que mais têm contribuído para explicar como a transição energética exige, simultaneamente, que a Economia entenda as alternativas tecnológicas e que se faça entender em tudo o que cada uma delas pode envolver de risco, incerteza, mercados, financiamento e possíveis impactes económicos e sociais, virtuosos ou perversos”, salienta a Professora da FEP e Vice-Presidente da APEEN, Isabel Soares.

“A Comissão Europeia debate a urgência de uma reformulação do sistema de incentivo às energias renováveis numa base não apenas tecnológica, mas também de sustentabilidade financeira. A existência de tecnologias renováveis com dimensão e competitivas vão provocar alterações profundas na configuração dos mercados de eletricidade, a nível operacional e nos padrões de investimento”, acrescenta Isabel Soares.

Mais informações e inscrições no site da FEP.

Sobre a APEEN

A APEEN (Associação Portuguesa da Economia da Energia) foi constituída em 2015 com o objetivo de promover a colaboração entre pessoas e instituições interessadas em Economia da Energia e sensibilizar a opinião e os decisores políticos e económicos para estas matérias. Após ter organizado em Lisboa o 1º Congresso Ibérico de Economia da Energia (4/5 de Fevereiro) e uma sessão sobre a Economia da Mobilidade Elétrica (18 de Março), a APEEN promove agora uma conferência dedicada à Transição Energética.