Congresso ALTEC realiza-se pela primeira vez em Portugal

Sessão de boas-vindas aos participantes teve lugar no passado domingo, na Alfândega.

Arranca esta segunda-feira, 28 de outubro na Alfândega do Porto, o XV Congresso de Gestão de Tecnologia Latino-Iberoamericano – ALTEC 2013, um evento que vai decorrer juntamente com a Conferência Anual UTEN 2013 (University Technology Entreprise Network – Portugal), e que chega pela primeira vez em Portugal numa organização conjunta do INESC TEC (Laboratório Associado coordenado pelo INESC Porto) e do Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento, IN+, do IST de Lisboa, em parceria com o Núcleo de Política de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo.

Ao longo dos quatro dias de congresso, cerca de 800 especialistas oriundos de Portugal, do Brasil, de Espanha, da Colômbia, do Peru, do México, da Venezuela, do Chile, mas também de países de expressão portuguesa em África, como é o caso de Angola, vão debater o “papel das políticas e da gestão de ciência e tecnologia no desenvolvimento de resiliência socioeconómica, competitividade e progresso sistemático das nossas sociedades”, particularmente nos países Latino-Ibero americanos, explica Manuel Heitor, Coordenador do congresso.

“Pretendemos estimular novas formas de cooperação internacional em ciência e tecnologia orientadas para o desenvolvimento económico e social na região Latino-Iberoamericana, mas também em África”, acrescenta o responsável.

As políticas de C&T e de desenvolvimento industrial especialmente orientadas para o sector de petróleo e gás que emerge no Atlântico sul e em África serão alvo de um workshop “SOUTH Oil&Gas 2030” (29 de outubro, 9h00) que conta com a presença de representantes da ANP – Agencia Nacional de Petróleo do Brasil, da ONIP – Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Brasil), assim como da GALP Energia e da Partex Oil&Gas. Serão ainda debatidos novos desafios e oportunidades associadas a iniciativas industriais e de desenvolvimento científico e tecnológico no sector aeronáutico, com enfâse nas áreas e mercados de intervenção da Embraer no contexto da cooperação entre organizações Latino-Americanas e Europeias.

O Congresso inclui também vários workshops especializados como o objetivo de estimular o debate sobre desafios e oportunidades para o desenvolvimento de projetos urbanos inovadores, com ênfase no contexto Latino-Iberoamericano.

O Congresso conta com a participação de vários técnicos e académicos reconhecidos internacionalmente, assim como da Diretora de Política Científica da UNESCO, Lídia Brito, do Vice-presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento do Brasil), João Carlos Ferraz, do Diretor do CNPq do Brasil para a área de engenharia, Guilherme Melo, do Diretor de I&D da Agencia Nacional de Petróleo do Brasil, Elias de Souza, e do Diretor de Política Regional e Programas de Ação para Inovação da União Europeia, Mikel Landabaso, entre outros.

O Congresso ALTEC 2013 é organizado simultaneamente com a conferência Anual UTEN 2013 (University Technology Entreprise Network – Portugal), onde se vão discutir novas formas de comercialização de tecnologia e a internacionalização de projetos empresariais de base tecnológica em mercados globais. Neste âmbito, o congresso “vai apresentar um estudo sobre a atividade dos gabinetes de transferência de tecnologia e das spin-offs portuguesas nascidas na academia no ano de 2013”, explica José Manuel Mendonça, Diretor Científico da UTEN Portugal.

A conferência anual UTEN inclui uma sessão para novas empresas de base tecnológica a serem acompanhadas pelo programa UT Austin-Portugal, que decorre no dia 29 de outubro no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC). Para além da UTEN e de UT Austin-Portugal, outras parcerias internacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), como é o caso do MIT Portugal e CMU Portugal, também estão envolvidas em atividades neste congresso.

O ALTEC 2013 será ainda o palco escolhido para o lançamento de dois livros: “Sustainable Urban Metabolism”, de Paulo Ferrão e John E. Fernandez (29 de outubro, pelas 13:00) e “Ante la crisis: estratégias empresariales de innovación en México y España”, de Leonel Corona (30 de outubro, pelas 13:00). Será também lançado um novo Fórum “Grandes pensadores e pensamentos: ciência, tecnologia e desenvolvimento”. Neste primeiro encontro será lançada e apresentada a tradução em língua portuguesa da obra mais importante de Michael Polanyi (“O conhecimento pessoal”, publicado em 1958 com o título “Personal Knowledge”), assim como uma seleção de ensaios (“Ciência e Tecnologia”) de Michael Polanyi  cobrindo mais de trinta anos de contribuições suas sobre ciência e tecnologia, desde 1936 a 1972. Ambas as obras foram traduzidas e organizadas por Eduardo Beira.

 

Sobre a ALTEC:

A Associação Latino-Iberoamericana de Gestão de Tecnologia – ALTEC, fundada em outubro de 1984, é uma organização civil de direito privado, sem fins lucrativos, com atuação internacional, que foi criada com o propósito de unir pessoas e empresas, ativa na reflexão e prática de gestão de tecnologia no intuito de promover atividades de cooperação nesta área, integrando um grupo significativo de profissionais da região interessados em política e gestão da inovação e da tecnologia. As edições anteriores do Congresso de Gestão de Tecnologia Latino-Iberoamericano foram realizadas no Brasil, México, Argentina, Colômbia, Chile, Cuba, Venezuela, Costa Rica, Espanha e Peru.