Vão decorrer, até 5 de setembro de 2023, as candidaturas à unidade de formação contínua «Responder a desafios da sala de aula de Português», promovida pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), ao abrigo do Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos.

Com início das atividades letivas a 20 de setembro de 2023, esta formação – creditada em 2 ECTS – tem como destinatários docentes de Português do Ensino Básico e do Ensino Secundário; estudantes de mestrado e doutoramento com componente de didática específica de português língua materna.

No final do curso, os participantes deverão ser capazes de «atuar pedagógica e didaticamente de acordo com um paradigma construtivista de aprendizagem, numa prática letiva baseada em metodologias ativas para o desenvolvimento de competências;­ desenhar processos de desenvolvimento de aprendizagens a partir das necessidades específicas dos alunos das respetivas turmas;­ produzir materiais didáticos de suporte ao desenvolvimento de aprendizagens, da autonomia e da diferenciação pedagógica;­ refletir sobre os diferentes aspetos relacionados com a implementação das planificações de aula e dos materiais didáticos produzidos tendo em vista a melhoria da sua eficácia», assim como de «divulgar as experiências e os materiais didáticos produzidos tendo em vista a partilha e a generalização de métodos e recursos».

Mais informações sobre os conteúdos programáticos, o processo de candidatura e o calendário do curso podem ser consultadas aqui.