O CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto) abre concurso para contratação de um(a) Investigador(a) Auxiliar no âmbito do projeto CANADAPT

Referência: CANADAPT/IA/2018-065

Projeto: CANADAPT – Understanding Darwinian cancer evolution at the single-cell level

Duração: Contrato de trabalho a termo incerto com início previsto em Fevereiro de 2019, em regime de exclusividade, nos termos legais em vigor (Código do Trabalho) – artigo 140º, nº 1, n2 alínea h) e nº 3; e artigo 148º, nº 4) e artº 6º, nº 1 b) e nº 3 do Decreto-lei n.º 57/2016, de 29 de Agosto, na redação atual.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório de Genética Animal e Evolução (AGE) do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental – sito no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, Av. General Norton de Matos, s/n, 4450-208 Matosinhos, Portugal, e também no Laboratório de Filogenómica da Universidade de Vigo – sito no Edifício Torre CACTI Campus Universitario, 36310 Vigo, Espanha.

Área de trabalho: Ciências Biológicas

Descrição do Trabalho: O candidato estará envolvido na análise de dados em larga-escala gerados a partir plataformas de sequenciação molecular NGS de células tumorais individuais e de populações de células com a finalidade de melhor entender as pressões seletivas que atuam na evolução tumoral. O candidato irá medir a força da seleção positiva e negativa em populações de células tumorais, determinar o modo e tempo do processo seletivo ao longo da progressão de um tumor, detetar regiões genómicas sujeitas a seleção negativa, medir o impacto no sucesso evolutivo (fitness) de mutações somáticas na estrutura de proteínas.

Habilitações académicas: O candidato deverá ser detentor de Doutoramento na área de Ciências Biológicas, Genética, Bioinformática ou áreas afins.

Valor mensal:  O montante é de €€3.191,82 mensais, de acordo com o índice 195 da carreira de investigação científica.

Financiamento:  cofinanciado pelo FEDER através do POCI (Programa Operacional Competitividade e Internacionalização) e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT,IP), na sua componente OE.

Submissão candidaturas:  As candidaturas deverão ser enviadas entre 9 e 22 de janeiro de 2019. As candidaturas deverão ser remetidas por email para: [email protected] e [email protected].

Edital: mais informações no edital.