O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Manuel Heitor, a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS), Ana Mendes Godinho, e a Ministra da Coesão Territorial (MCT), Ana Abrunhosa, estiveram esta terça-feira, no Porto, para conhecer in loco alguns dos projetos em curso na Universidade do Porto no âmbito do combate à COVID-19.

O primeiro ponto de paragem foi o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), onde a comitiva teve a oportunidade de conhecer o trabalho ali desenvolvido ao nível do apoio à preparação de meios de transporte para as amostras que são recolhidas diariamente nos dois principais hospitais da cidade. A visita incluiu também uma paragem no piso readaptado pelo i3S para a realização de testes de diagnóstico do SARS-CoV-2, a cargo de uma equipa de mais de 150 investigadores voluntários.

Ana Mendes Godinho aproveitou igualmente a ocasião para assinar um protocolo com o i3S para a realização de 5 mil testes ao Covid-19, de forma preventiva, em lares de idosos na Área Metropolitana do Porto. Segundo a governante, trata-se de “mais um passo para o objetivo de estender os testes a todo o país”.

A comitiva ministerial deslocou-se depois até à Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) para conhecer o Pneuma, o ventilador alternativo de baixo custo e fácil montagem que está a ser desenvolvido por um consórcio liderado pela FEUP e pelo INESC TEC, e que deverá chegar  aos hospitais nacionais até final do mês.

A visita terminou nas instalações do INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, no qual estão a ser desenvolvidas viseiras de proteção e diversas aplicações de Robótica na Saúde/Automatização de testes.