Fernando Gomes, antigo estudante da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e atual Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), é o vencedor do Prémio Carreira FEP 2022, que será entregue na Sessão Solene do Dia da FEP 2022, a realizar no próximo dia 30 de maio, às 17h30, no Salão Nobre da faculdade.

Licenciado em Economia, em 1976, Fernando Gomes iniciou a sua atividade profissional na NCR, tendo também passado pelo Grupo Amorim e pela Sonae, mas foi no desporto que firmou a sua carreira profissional.

Tornou-se dirigente desportivo em 1992, quando assumiu a gestão do basquetebol no FC Porto e foi nomeado Vice-Presidente do mesmo clube, onde desempenhou funções ligadas ao futebol, marketing e gestão financeira.

Aprofundou a sua experiência como diretor por meio de intensa participação em órgãos internacionais como os Comités das Competições de Clubes da UEFA e da FIFA e o Comité de Gestão da ECA (associação ligas europeias), onde ocupou diferentes cargos ao longo de quinze anos.

Foi Presidente da Liga de Clubes de Futebol Profissional, Vice-Presidente da FPF e eleito, pela primeira vez, Presidente da FPF, em dezembro de 2011. Em julho de 2020 foi reeleito para o terceiro mandato como presidente da FPF, até 2024. É ainda vice-presidente da UEFA e membro do Conselho da FIFA.

Os mandatos de Fernando Gomes na liderança da FPF estão ligados a algumas das maiores conquistas de sempre do futebol português. Entre elas destaca-se a conquista, pela Seleção Nacional, do Campeonato da Europa em 2016 e da Liga das Nações em 2019, a que  se juntam ainda as vitórias da Seleção Portuguesa de Futsal Masculino nos Europeus de 2018 e 2022 e no Mundial de 2021.

Na celebração dos 10 anos de presidência da FPF, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa distinguiu Fernando Gomes com as insígnias da Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública.

Anteriormente, já havia sido agraciado com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito e Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e com o Colar de Honra ao Mérito Desportivo, atribuído pelo Governo.

Sobre o Prémio Carreira FEP

Lançado pela primeira vez em 2011, o Prémio Carreira FEP distingue anualmente um diplomado da Faculdade que se tenha destacado pela sua carreira profissional e cívica e que, fazendo-o, tenha contribuído para afirmar a Escola como instituição de excelência no ensino e na investigação em Economia e Gestão.

O júri deste ano foi composto pelo Diretor da FEP (que preside, sem direito a voto), pela Presidente do Conselho de Representantes da FEP, Manuela Aguiar, pelo Presidente da Associação dos Antigos Alunos da FEP, Carlos Nunes, e por antigos alunos da Faculdade: Elisa Pérez Babo, Fernando Freire de Sousa, Francisca Guedes de Oliveira, José Luís Alvim Marinho e Odete Patrício.

Nas edições anteriores, o Prémio Carreira FEP distinguiu os alumni Daniel Bessa, Rui Rio, Elisa Ferreira, Manuel Oliveira Marques (a titulo póstumo), Miguel Cadilhe, Francisco Olazabal, Fernando Teixeira dos Santos, Ricardo Fonseca, Alberto Teixeira, José Pinheiro Pinto e Carlos da Silva Costa.

O programa do Dia da FEP 2022 está disponível aqui.