Os economistas Carlos da Silva Costa e José Alberto Pinheiro Pinto, ambos antigos estudantes e docentes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), são os vencedores das edições 2021 e 2020, respetivamente, do Prémio Carreira FEP, galardão que visa distinguir um antigo estudante da FEP que se tenha destacado pelo seu percurso profissional e pessoal e que, fazendo-o, tenha também contribuído para consolidar o prestígio da Faculdade.

Carlos da Silva Costa – Prémio Carreira FEP 2021

Licenciado em Economia pela FEP, em 1973, Carlos da Silva Costa, recebeu,  enquanto estudante, os prémios “Fundação Eng.º António de Almeida”, “Pinto de Magalhães”, “Doutor José António Sarmento”, “Fapobol” e “António César Pádua Correia”, por ter obtido a elevada classificação do curso e das áreas das Ciências Económicas e das Ciências da Empresa. Entre 1973 e 1986, foi docente na FEP, onde lecionou História do Pensamento Económico.

Carlos Costa tem uma carreira com vasta experiência na área dos estudos económicos, da integração europeia, das questões bancárias e financeiras e da política monetária.

Integrou o Departamento de Estudos do Banco Português do Atlântico entre 1978 e finais de 1985, tendo dirigido o Centro de Estudos da Economia Português, entre 1981 e finais de 1985.

No âmbito da integração europeia, coordenou o Núcleo de Assuntos Económicos e Financeiros da Representação Permanente de Portugal junto da Comunidade Europeia (1986 a 1992), tendo tido participação muito ativa, nomeadamente, nas negociações dos designados pacotes Delors I e II, nos trabalhos e nas negociações do Tratado da União Económica e Monetária e nas negociações e na presidência dos grupos de trabalho que instituíram o Mercado Único Financeiro. Foi Chefe de Gabinete do Comissário Europeu, entre janeiro de 1993 e dezembro de 1999.

Entre 2004 e 2006, exerceu os cargos de Administrador da Caixa Geral de Depósitos, Presidente do Conselho de Administração da Caixa Geral de Aposentações, Presidente do Conselho de Administração do Banco Nacional Ultramarino e Presidente do Banco Caixa Geral, depois de ter sido Diretor Geral do Millennium BCP (2000 a 2004) e membro do Conselho de Administração do Euro Banking Association (2001 a 2003).

Foi VicePresidente do Banco Europeu de Investimento (2006 a 2010), Vice-Presidente do High Level Group Manufuture (plataforma europeia para a reindustrialização) entre 2003 e 2007 e Presidente da plataforma portuguesa do Manufuture.

Entre 2010 e 2020, Carlos Costa desempenhou funções como 17.º Governador do Banco de Portugal, e, nessa qualidade, presidiu ao Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, foi membro do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu e do Conselho Geral do Comité Europeu de Risco Sistémico e Governador, em representação de Portugal, no Fundo Monetário Internacional.

Foi condecorado pelo Presidente da República Portuguesa como Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Governador do Banco de Portugal entre 2010 e 2020, Carlos Costa tem uma vasta experiência nos domínios dos estudos económicos, da integração europeia, das questões bancárias e financeiras e da política monetária. (Foto: DR)

José Alberto Pinheiro Pinto – Prémio Carreira FEP 2020

Licenciado em Economia pela FEP em 1972, José Pinheiro Pinto recebeu, ainda enquanto estudante, diversas distinções, designadamente o Prémio Dr. José António Sarmento (melhor classificação de Teoria da Contabilidade), Prémio Eng.º António de Almeida (melhor classificação de curso) e Prémio Afonso Pádua Correia (melhor classificação nas disciplinas de Contabilidade e Gestão).

Foi Professor Convidado na FEP entre 1972 e 2013, desenvolvendo em paralelo uma carreira sólida na área da fiscalidade, cujo início remonta a 1975, na Direção Geral dos Impostos. Em 1979 tornou-se consultor na área fiscal e contabilística e membro dos corpos sociais de várias empresas.

Contabilista certificado, revisor oficial de contas e membro da lista de árbitros do Tribunal Arbitral Tributário (CAAD), foi Membro do Conselho Geral da Comissão de Normalização Contabilística, em representação da FEP, entre 1987 e 2009, e Presidente do Colégio da Especialidade dos Impostos sobre o Rendimento da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC).

É autor de diversas obras nas áreas da contabilidade e da fiscalidade, tais como “Custos Padrões”, “Reavaliação do Imobilizado”, “Tratamento contabilístico e fiscal do imobilizado” e “Fiscalidade”.

José Alberto Pinheiro Pinto deu aulas na FEP durante mais de 40 anos, desenvolvendo em paralelo uma carreira sólida na área da fiscalidade. (Foto: DR)

Sobre o Prémio Carreira FEP

Lançado pela primeira vez em 2011, o Prémio Carreira FEP distinguiu anteriormente nomes como Daniel Bessa, Rui Rio, Elisa Ferreira, Manuel Oliveira Marques (a titulo póstumo), Miguel Cadilhe, Francisco Olazabal, Fernando Teixeira dos Santos, Ricardo Fonseca e Alberto Teixeira.

O júri do Prémio Carreira FEP 2021 e 2020 foi composto pelo Diretor da FEP (que preside, sem direito a voto), pela Presidente do Conselho de Representantes da FEP, Manuela Aguiar, pelo Presidente da Associação dos Antigos Alunos da FEP, Carlos Nunes, e por antigos alunos da Faculdade:  Ana Pinho, Fernando Freire de Sousa, José Redondo, Manuel Ferreira da Silva e Pilar Braga.

Os vencedores do Prémio Carreira FEP 2021 e 2020 vão ser distinguidos numa cerimónia a realizar no dia 26 de outubro, às 17h00, no Salão Nobre da Faculdade. Excecionalmente, os prémios serão entregues simultaneamente e numa sessão organizada para o efeito (devido à crise de saúde pública, não foi possível realizar as sessões comemorativas presenciais do Dia da FEP, onde habitualmente estes prémios são entregues).