Durante o mês de abril, duas equipas de estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) foram as vencedoras da Amsterdam Business Case Competition e da Aarhus University Case Competition, duas prestigiadas competições internacionais de casos de negócio.

Anualmente, a Amsterdam Business Case Competition e a Aarhus University Case Competition desafiam estudantes de licenciatura de instituições de ensino superior de todo o mundo a resolver desafios complexos, propostos por empresas. Para isso, os estudantes devem aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da sua formação e competências como a capacidade analítica, o pensamento crítico, o trabalho em equipa e a comunicação eficaz.

Nesta edição da Amsterdam Business Competition, o primeiro caso centrou-se na apresentação de recomendações relacionadas com sustentabilidade no grupo hoteleiro Hilton, exigindo aos alunos uma compreensão profunda da sua cadeia de valor e também das questões ambientais e sociais mais relevantes no setor. O segundo caso, abordou as políticas de inovação e marketing da Ab Inbev, líder multinacional no setor das bebidas, exigindo insights perspicazes e soluções inovadoras.

Sob a avaliação rigorosa de um painel de jurados, composto por profissionais experientes e líderes no setor, os alunos Inês de Castro, Inês Moura, Vasco Silva e Leonor Moreira, da FEP, ocuparam o primeiro lugar da competição.

Constança Esteves de Araújo, Lara Forte, Mariana Simões e Nuno Cassiano foram os estudantes que participaram na Aarhus University Case Competition.

Na Aarhus Case Competition, realizada na Dinamarca, nove equipas foram desafiadas a resolver três desafios propostos pela OK, uma das principais empresas de energia da Dinamarca – os dois casos introdutórios e um caso longo com a duração de 24 horas – que exigiram aos participantes a capacidade de tomar decisões sob pressão, análise de dados e desenvolvimento de soluções criativas. Esta edição contou ainda com apresentações e workshops das empresas Boston Consulting Group e Deloitte.

Após receber o feedback valioso e fundamentado dos jurados, a equipa da FEP, constituída pelos estudantes Constança Esteves de Araújo, Lara Forte, Nuno Cassiano e Mariana Simões consagrou-se vencedora.

“Os nossos alunos demonstraram um nível excecional de talento, determinação e trabalho. Estas vitórias refletem o seu próprio mérito, mas também o compromisso da FEP em fornecer uma educação de excelência que prepara para os desafios do mundo dos negócios, de forma global. Enquanto instituição de ensino, garantimos os recursos necessários para participar em competições como estas. A dedicação da nossa equipa académica, o acesso a instalações modernas e o suporte contínuo são elementos fundamentais que ajudam a moldar e fortalecer o sucesso de todos os discentes”, declara o Diretor da FEP, Óscar Afonso.

“Em ambas as competições, as equipas da FEP desenharam propostas inovadoras e muito bem suportadas do ponto de vista analítico. Para além da qualidade das recomendações fizeram excelentes apresentações orais, destacando-se entre os pares e conquistando o reconhecimento internacional. Esta conquista é testemunho do seu talento, nomeadamente na capacidade de resolução de problemas e também é resultado da qualidade da educação, excelência e inovação promovidas pela FEP”, destacam as Faculty Advisors e Professoras da FEP Renata Blanc e Catarina Roseira.

As equipas fazem parte do FEP International Case Team (FICT), um organismo estudantil da FEP, que tem como principal atividade a resolução de casos de estudo.