A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) vai receber, no próximo dia 21 de março, a cerimónia de entrega da segunda edição do Prémio Professor Manuel de Oliveira Marques em Finanças Empresariais, criado em homenagem ao economista, antigo professor da Faculdade e vencedor, a título póstumo, do Prémio Carreira FEP em 2014.

Atribuídos de dois em dois anos, estes galardões visam distinguir projetos de tese e teses de doutoramento que se destaquem pelo seu contributo para a inovação temática e metodológica na área das finanças empresariais.

Este ano, o galardão, no valor de 2.000 euros, será entregue a Sandra Correia, autora da tese intitulada “Equity Crowdfuding: An Alternative Way of Startup Financing”, realizada no âmbito do Doutoramento em Gestão da FEP e apresentada em 2023.

Licenciada em Economia (2000) e mestre em Finanças (2012) pela FEP, Sandra Correia é Professora Auxiliar Convidada da mesma faculdade desde 2023.

A entrega do Prémio Professor Manuel de Oliveira Marques 2024 está marcada para as 15h00, no auditório 631 da FEP, e será feita por Justino Marques, irmão de Manuel de Oliveira Marques (1950-2014).

A tarde contará ainda com uma mesa-redonda sobre “Os custos diretos e indiretos da regulação bancária e o seu impacto no financiamento das empresas”, que contará com a participação de Clara Raposo, Vice-Governadora do Banco de Portugal e Professora Catedrática do ISEG.

Do painel de convidados farão ainda parte Nuno Amado, Presidente do Conselho de Administração do Millennium BCP, João Carvalho das Neves, Membro Executivo do Conselho de Administração do Montepio, Associação Mutualista e Professor Catedrático do ISEG, e João Loureiro, Membro não executivo no Conselho de Administração do Banco CTT.

Ana Paula Serra, professora da FEP, será a moderadora.

A entrada é livre, mas solicita-se a inscrição prévia.