Com uma carreira de mais de três décadas dedicada à docência na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), o Professor José António Ribeiro Maia junta-se esta sexta-feira, 22 de março, ao restrito grupo de Professores Eméritos da Universidade do Porto (U.Porto).

Recentemente jubilado, o docente do Grupo Disciplinar de Aprendizagem e Controlo Motor da FADEUP vê desta forma reconhecido um percurso profissional ímpar pelos caminhos da ciência em prol da sociedade e da Universidade.

Professor Catedrático e com uma carreira internacionalmente reconhecida, José Maia concluiu a sua licenciatura no antigo Instituto Superior de Educação Física da Universidade do Porto (atual FADEUP), a mesma instituição onde se doutorou também anos mais tarde, na área da Antropologia do Desporto. Desenvolveu o seu trabalho especialmente na área do crescimento físico, do desenvolvimento motor e da atividade física, especialmente em crianças e jovens. Conduziu diversos estudos populacionais de larga escala em países como Portugal, Moçambique ou Brasil, de onde se destacam mais recentemente REACT, DESpertar e INEX, projetos que envolveram vários milhares de crianças e jovens. É autor de mais de quatro centenas de artigos científicos e de uma dezena de livros e capítulos de livros, tendo ainda orientado mais de 50 dissertações ao longo da carreira.

A atribuição do título de Professor Emérito é reservada a docentes jubilados ou aposentados que se destacaram por serviços excecionais à ciência, sociedade e à Universidade, mantendo estes, desta forma, a colaboração com a instituição.

Instituída em 2004, esta distinção destaca pela segunda vez um docente da FADEUP, depois do reconhecimento ao Professor António da Silva Costa, proclamado em 2007.

A proclamação pública dos novos Professores Eméritos da U.Porto realiza-se durante a Sessão Comemorativa do Dia da Universidade do Porto 2024, agendada para 22 de março no Salão Nobre da Reitoria.