A Instituto Pernambuco – Porto vai acolher, nos dias 20 e 21 de março, o workshop “Community of Practice – Educational Development”, promovido pela Universidade do Porto no âmbito do grupo de trabalho da European University Alliance for Global Health (EUGLOH), dedicado ao ensino e aprendizagem internacionais.

Com a participação de diversos peritos da U.Porto, bem como representantes académicos e técnicos das restantes oito Universidades parceiras da Aliança EUGLOH, este encontro promete ser um espaço fértil para a promoção do diálogo e partilha de conhecimento interinstitucional na área da inovação pedagógica, no âmbito da tarefa “Educational Development Programme”, liderada pela U.Porto e sob a coordenação de Pedro Graça, Diretor da Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação (FCNAUP).

A abertura formal do evento estará a cargo de Joana Resende, Vice-Reitora da U.Porto para o Empreendedorismo, Valorização do Conhecimento e Planeamento Estratégico. Sónia Rodrigues, Pró-Reitora da U.Porto para a Inovação Pedagógica, Melhoria Contínua e Promoção da Língua Portuguesa, fará por sua vez a apresentação da Unidade de Inovação Educativa da U.Porto.

O workshop contará ainda com a participação de oradores convidados, como Amélia Lopes, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP), e Fernando Remião, da Faculdade de Farmácia da U.Porto (FFUP), que desempenhará o papel de moderador.

Neste evento serão apresentados alguns trabalhos colaborativos, no âmbito da Aliança, como o “Glossário EUGLOH de Termos e Práticas Educativas” e uma síntese sobre “Inovação Pedagógica na EUGLOH”, que conduzirá à publicação de um artigo científico.

Adicionalmente, as Universidades parceiras têm vindo a trabalhar em conjunto na dinamização de um ciclo de “webinares” e na criação de um catálogo de oportunidades de formação e capacitação do pessoal docente para a conceção e cocriação de recursos educativos e formação inovadora, dirigidos a audiências interculturais e multidisciplinares – em ambientes em sala de aula, digitais  e inclusivos.

O workshop terá lugar no Instituto Pernambuco – Porto. (Foto: DR)

De entre as atividades programadas, destacam-se análises sistemáticas e exercícios de caracterização das diferentes estruturas institucionais que pretendem cimentar a qualidade e a inovação pedagógicas nas várias Universidades parceiras.

Finalmente, o workshop prevê a dinamização de grupos de trabalho para a elaboração e a partilha de modelos capazes de responder de forma eficaz aos desafios comuns no que respeita à inovação pedagógica e para promover o intercâmbio de boas-práticas. Como habitualmente e, na qualidade de Universidade anfitriã, a U. Porto promete aliar as sessões de trabalho intensas a uma experiência de convívio sociocultural e a experiências gastronómicas portuguesas.

Este encontro representa uma oportunidade única para a comunidade e as Instituições da EUGLOH elevarem a qualidade, competitividade e internacionalização, nos domínios da Educação e Formação, contribuindo também para fortalecer os laços interpessoais entre equipas que trabalham diariamente na criação das “Universidades Europeias”.

Todas as Universidades parceiras da U.Porto no âmbito da EUGLOH estarão representadas e marcarão presença neste importante evento, a saber: a Universidade de Paris-Saclay (França), Lund (Suécia), Szeged (Hungria), Ludwig Maximilian de Munique (Alemanha), Alcalá de Henares (Espanha),  Tromsø – Universidade Ártica da Noruega (UiT), Novi Sad (Sérvia) e Hamburgo (Alemanha).