O dia era de festa pelos 242 anos da Aula de Debuxo e Desenho, pioneira do ensino artístico na cidade do Porto. Mas foi de olhos postos no futuro que a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) celebrou, no passado dia 17 fevereiro, o Dia da FBAUP 2022, com a inauguração do renovado Pavilhão de Escultura e Pintura e da nova Torre de Conexão.
Em funcionamento desde o início deste ano letivo, o “novo” pavilhão representa uma “melhoria significativa das condições de trabalho” ao dispor dos estudantes dos cursos de Artes Plásticas, como começa por destacar Lúcia Almeida Matos, diretora da FBAUP.
Da autoria dos arquitetos Luís Soares Carneiro e Carlos Guimarães, o projeto de reabilitação do pavilhão decorreu entre 2016 e 2021 manteve as principais características do edifício idealizado em meados do século passado, por Carlos Ramos, o histórico professor e diretor da “Escola do Porto”.
Mas se a grande altura dos espaços interiores, a iluminação natural abundante e as portas de grandes dimensões mantêm o “espírito” original do pavilhão de 1250 m2, tudo o resto foi prensado de modo a adequá-lo aos “mais elevados padrões de funcionamento, economia e sustentabilidade”. A começar pela renovação das janelas ou pela reconstrução da estrutura da cobertura. O edifício passa ainda a estar dotado de “capacidades tecnológicas atuais e sofisticadas”, visíveis em aspetos como o controlo da iluminação artificial, a ventilação, a renovação e controlo de ar interior, as redes eléctricas e informáticas, entre outras.
Ao “novo” Pavilhão de Escultura e Pintura passa também a estar a associada a Torre de Conexão, um edifício de 770m2 construído de raiz e cuja função é complementar e apoiar a atividade do pavilhão, ao qual está ligado em todos os pisos.
Equipada com elevador, escadas de segurança, instalações sanitárias e salas de trabalho, esta Torre anexa ao Pavilhão de Escultura e Pintura assegura ainda a ligação – por uma ponte – ao vizinho Pavilhão de Tecnologias (de 1950) e, através deste, ao Pavilhão Sul (de 2006). No projeto ficaram ainda previstas as futuras ligações ao terreno recentemente comprado pela Universidade para expandir as instalações da Faculdade.
“Se o primeiro [edifício], o Pavilhão de Escultura e Pintura, preserva, renova e atualiza, o segundo, a Torre de Conexão, complementa, potencia e antecipa o futuro”, lê-se no desdobrável de apresentação da obra.
Para além da inauguração do Pavilhão de Escultura e Pintura e da Torre de Conexão, o Dia da FBAUP 2022 incluiu ainda a tradicional sessão comemorativa, que contou com intervenções da diretora da FBAUP e do Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira.