Está patente, desde o passado dia 29 de junho, no Jardim Botânico da Universidade do Porto, a exposição Wiki Loves Earth, que apresenta as fotografias de património natural e vida selvagem premiadas, a nível nacional e internacional, na edição do ano passado da competição fotográfica internacional com o mesmo nome.

Quando entra no Jardim Botânico e vira à direita, vai encontrar as estufas com os 29 painéis de fotografias de grande formato. Não terá dificuldade em identificar (é o segundo painel) a fotografia que foi captada por Luís Afonso, na Praia do Abano, em Cascais. Um português, com uma fotografia de uma praia lusitana arrecadou o Prémio Internacional de Paisagem. Mas há mais fotografias de fauna e paisagem retiradas em território nacional diz-nos José Teixeira, do CIIMAR.

Através desta exposição, composta por fotografias em grande formato distribuídas pelas estufas do Jardim Botânico, procura-se celebrar a biodiversidade do planeta e a sua relação com o ser humano. Ao mesmo tempo, relembra-se a importância e universalidade do mundo natural e a necessidade urgente da sua proteção. Esta exposição, explica José Teixeira, pretende “contar a história da diversidade da vida do planeta pela positiva, embora saibamos que muito do que vemos aqui se encontra ameaçado. Há, de resto, um painel dedicado, precisamente, a fenómenos relacionados com as alterações climáticas”.

A exposição termina com dois painéis dedicados à vida selvagem da Ucrânia, com imagens que pretendem deixar uma mensagem de otimismo. São o exemplo, acrescenta José Teixeira, de que há problemas que “afetam o humano e a paisagem e que carecem de uma atitude conciliadora”. Vai terminar este passeio pelas paisagens naturais do planeta com imagens (e esperamos também que com a convicção) “do nascimento de um novo dia para o planeta”.

Organizada pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) e pela Wikimedia Portugal, em parceria com o Jardim Botânico / Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP), a exposição Wiki Loves Earth pode ser visitada até 15 de setembro, de segunda-feira a domingo, das 9h00 às 19h00.

A entrada é gratuita.

Candidaturas abertas ao concurso Wiki Loves Earth

A exposição no Jardim Botânico coincide com a abertura de candidaturas a mais uma edição do Wiki Loves Earth, um concurso anual organizado pelo Movimento Wikimedia – de que faz parte a Wikipédia e o Wikimedia Commons – e que tem como objetivo despertar o interesse pelas paisagens naturais e vida selvagem de todo o mundo.

De 1 a 31 de julho, fotógrafos amadores e profissionais  de todo o mundo são então convidados a compartilhar fotografias de natureza com uma licença livre, de maneira a que fiquem acessíveis em todos os projetos Wikimedia e possam ilustrar artigos enciclopédicos na Wikipédia, assim como outros fins educativos.

Este ano, em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, o concurso tem como tema o impacto da ação humana no património natural. Adicionalmente, é também lançada uma nova categoria especial dedicada aos Oceanos, para fotos de vida e habitats marinhos. Criada em colaboração com o CIIMAR, esta categoria terá um troféu especial para as melhores fotos alusivas ao tema.

Em Portugal serão premiados as três melhores fotos, havendo uma menção especial para a melhor foto de uma espécie da flora ou fauna portuguesa.