A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) comemorou, no passado dia 4 setembro, o Dia Mundial de Saúde Sexual e o Dia Nacional do Psicólogos com uma visita do Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), Francisco Miranda.

Acompanhado por uma comitiva de membros da Direção Nacional e Região Norte da OPP, Francisco Miranda teve a oportunidade de visitar os laboratórios e de conhecer alguns dos projetos em curso nos centros de investigação da FPCEUP (CPUP e CIIE), nomeadamente aqueles que estudam o fator humano na transição digital.

Entre os onze projetos apresentados incluíram-se estudos centrados no combate ao discurso de ódio online, mas também intervenções dirigidas a famílias (ex: um jogo para ajudar pais e crianças  a lidar com o risco de cancro hereditário ou um jogo virtual para adultos em famílias de recasamento) e vários trabalhos inovadores no campo da saúde sexual.

No final da sessão, o diretor da FPCEUP mostrava-se satisfeito com o trabalho apresentado. “É importante dizer que é absolutamente fundamental haver dias como este que, embora simbólicos, têm um papel importante”, enalteceu Pedro Nobre.