“Para aqueles, como eu, que fizeram parte da instituição [FEP] ao longo das últimas décadas, a figura do Professor José Costa é indissociável da FEP – U.Porto, assim como a FEP – U.Porto é indissociável dele”. As palavras são de Pedro Nuno Teixeira, Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e Secretário de Estado do Ensino Superior, e podem ser encontradas no prefácio de Estudos de Homenagem a José da Silva Costa, obra que será apresentada publicamente no próximo dia 2 de junho, sexta-feira, no arranque das comemorações do 70.º aniversário da FEP,

Esta obra, coeditada pela FEP e pela U.Porto Press, na sua Coleção Transversal, constitui um tributo ao economista, Professor Catedrático Jubilado e antigo diretor da FEP, e também Professor Emérito da Universidade do Porto. Este estatuto foi-lhe atribuído em 2021, cerca de um ano antes do seu falecimento, pelos serviços prestados à instituição.

José da Silva Costa foi, também, um elemento ativo do Conselho Científico e Editorial da Editora da Universidade do Porto, desde dezembro de 2014.

Integrada na sessão comemorativa do Dia da FEP 2023, com início marcado para as 15h30, no Salão Nobre da Faculdade, a apresentação do livro ficará a cargo de José Varejão, doutorado em Economia pela FEP, Professor Associado e antigo Diretor da Faculdade entre 2015 e março de 2023.

Estará, também, presente Fátima Vieira, Vice-Reitora da U.Porto para a Cultura e Museus, e responsável pela U.Porto Press.

Sobre a coletânea

Tal como explicam na sua Nota de Abertura Aurora Teixeira, Ana Paula Delgado, Luís Carvalho, Maria Isabel Mota e Maria Manuela Castro e Silva – docentes da FEP que organizaram esta obra –, a ideia desta publicação surgiu quando o José da Silva Costa se jubilou. O objetivo passaria por manifestarem o seu reconhecimento por uma vida dedicada ao ensino superior e à FEP, em particular, através de uma publicação “que reunisse estudos e ensaios dos colegas com os quais se cruzou ao longo da sua extensa carreira como professor, cientista ou consultor, nas áreas da Economia Regional e Urbana, Finanças Públicas, Finanças Locais e Regionais e Escolha Pública”.

“A forma como os colegas responderam ao nosso desafio evidencia como a atividade que desenvolveu marcou diferentes gerações e instituições de ensino superior e contribuiu para afirmar o trabalho científico desenvolvido (…) tanto a nível nacional como internacional”, prosseguem, aludindo “à extensão e diversidade” dos contributos recebidos: 109 docentes e investigadores, em representação de praticamente todas as escolas de Economia e Gestão nacionais, mas “também atestando a influência do trabalho do Professor” internacionalmente, por via de contributos oriundos do Brasil, Espanha, Países Baixos e Estados Unidos da América”.

A obra inclui 51 textos científicos originais, organizados em três secções principais, “representando os interesses de investigação do Professor José da Silva Costa: Economia e Finanças Públicas (15 capítulos); Economia Regional (25 capítulos); e Economia Urbana (11 capítulos)”. Por sua vez, estas secções encontram-se organizadas em diversas subsecções.

“Estudos de Homenagem a José da Silva Costa” é uma publicação coeditada pela U.Porto Press e pela FEP. (Foto: U.Porto Press).

“Um referencial de estabilidade”

Para Pedro Nuno Teixeira, a obra é também reveladora do seu “legado académico e institucional”, bem como “dos seus interesses académicos e das suas inquietações intelectuais (…)”.

Ao longo do prefácio, Pedro Nuno Teixeira realça diversos factos que espelham a ligação de José da Silva Costa à FEP e a forma como o seu trabalho impulsionou a expansão da academia a vários níveis, ajudando “a FEP a metamorfosear-se ao longo das últimas três décadas (…)”: o Professor “acompanhou a grande expansão da FEP, seja na dimensão das coortes aos estudantes, seja na criação de novos programas (…) de mestrado e de doutoramento. Também desempenhou um papel fundamental “na mutação do perfil do corpo docente, seja na sua acelerada e significativa qualificação, seja na crescente valorização das atividades de investigação face às de ensino”.

O Secretário de Estado do Ensino Superior destaca, ainda, que José da Silva Costa foi “um referencial de estabilidade, de coesão e de continuidade institucionais”, sublinhando que, em momentos mais complexos, “muitos colegas valorizavam a sua palavra o aguardavam a sua intervenção”.

O governante enaltece, igualmente, o contributo do Professor para o fortalecimento de áreas de investigação na FEP e no país, “seja através do seu trabalho académico, seja através do seu labor de construção institucional”.

Sobre José da Silva Costa

José da Silva Costa (1951-2022) licenciou-se em Economia pela FEP (1974) e doutorou-se em Economia pela Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos da América (1984). Foi docente da FEP entre 1974 e 2021, na categoria de Professor Catedrático desde 1996, e Decano da mesma faculdade, onde desempenhou múltiplos cargos de gestão universitária, entre os quais os de Diretor (1998-2010), Presidente do Conselho Científico ou Presidente do Conselho de Agrupamento de Economia.

Foi autor de diversas publicações científicas, a nível nacional e internacional, e editou o Compêndio de Economia Regional, obra de referência para o estudo da Economia Regional e Urbana, tendo participado noutros livros editados em Portugal, Espanha, França e Itália.

Foi ainda Presidente da Mesa da Assembleia Regional Norte da Ordem dos Economistas, Presidente da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional e, por diversas vezes, perito convidado da República Portuguesa e membro de comissões técnicas, destacando-se a Presidência da Comissão de Revisão da Lei das Finanças Regionais (2007), a participação na Comissão o Livro Branco do Setor Empresarial Local (2011), no Grupo de Trabalho para a Competitividade Local (2013-2014), e na Comissão Independente para a Descentralização (Parlamento Português) (2018-2019).

Foi agraciado, em 2012, com o Prémio Carreira Bartolomeu Perestrelo, pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional. Em 2021 foi-lhe atribuído o título de Professor Emérito, pela contribuição especial que deu à Universidade do Porto.

Faleceu a 28 de outubro de 2022, aos 71 anos de idade.