Nuno Jorge, estudante do Programa de Doutoramento em Atividade Física e Saúde na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), viu o trabalho de investigação que se encontra a desenvolver para aquele curso de 3º ciclo, e que associa oncologia e atividade física, ser distinguido em dois congressos de oncologia.

Com o trabalho intitulado “Comparison of the effects of a prehabilitation programa (HomeBased) in patients with adenocarcinoma of the stomach undergoing neoajduvant chemotherapy with the FLOT regimen“, o estudante começou por se destacar no XLIV Congresso Nacional de Cirurgia, onde foi distinguido com a 3ª Melhor Comunicação Oral.

O mesmo estudo foi ainda premiado nos Encontros da Primavera Oncológica, onde o doutorando da FADEUP foi distinguido com o 3º Prémio de Melhor Poster, consolidando o seu reconhecimento na área.

Associando oncologia e atividade física, a investigação levada a cabo pelo estudante de origem açoriana incidiu sobre doentes com adenocarcinoma gástrico localmente avançado, potencialmente ressecável, submetidos a quimioterapia neoadjuvante com o regime FLOT. Os doentes foram distribuídos por programas de pré-habilitação não estruturado ou estruturado, metade recebendo cuidados padrão e objetivos de atividade física e a outra metade recebendo os mesmos cuidados padrão, mas com instruções para treino aeróbico, de força e dos músculos inspiratórios. O objetivo do estudo centra-se na análise à tolerância à quimioterapia neoadjuvante (NAC) com FLOT, à alteração da aptidão física e às complicações pós-operatórias dos doentes.

Sobre as distinções, Nuno Jorge destaca a importância de ir realizando publicações e apresentações do seu estudo numa fase ainda inicial do doutoramento, destacando o significado especial quando as mesmas são premiadas. O doutorando salienta ainda que a dupla distinção “só foi possível devido ao trabalho de uma grande equipa “PROTECT””, projeto onde integra o seu trabalho, “representada pelos Professores Daniel Moreira Gonçalves, da FADEUP, e Lúcio Lara Santos, do IPO-Porto”. Referindo que o prémio não é exclusivamente seu, mas de toda a equipa envolvida, o doutorando da FADEUP aproveita para “agradecer a todas as pessoas que colaboram ou colaboraram no trabalho desenvolvido”.

Atualmente dedicado ao 1º ano de doutoramento, Nuno Henrique Oliveira Jorge foi também estudante da licenciatura em Ciências do Desporto e do mestrado em Atividade Física, Exercício e Saúde, ambos da FADEUP, cursos que concluiu em 2021 e 2023, respetivamente.