Depois de dois adiamentos, os estudantes da Universidade do Porto são chamados, esta terça-feira, 28 de fevereiro, a eleger os seus novos representantes no Conselho Geral para o biénio 2023-2025. E para quem ainda tem dúvidas…

O que está em causa?

Desta ato eleitoral resultará a eleição dos quatro novos representantes dos Estudantes no Conselho Geral da U.Porto, o órgão de governo responsável, entre outras competências, pela eleição do Reitor, pela definição do valor das propinas ou pela aprovação das linhas gerais de orientação da instituição.

Quem são os candidatos?

O ato eleitoral conta com três listas candidatas, cada qual composta por quatro elementos efetivos e quatro suplentes.

A composição completa das listas candidatas pode ser consultada aqui (após autenticação no SIGARRA).

A visão e plano de ação de cada uma das listas estão expressos nos respetivos manifestos, igualmente disponíveis para consulta (Lista ALista B e Lista C).

Para um maior esclarecimento da comunidade, convida-se todos os estudantes a (re)ver o debate realizado no passado dia 22 de fevereiro, no Salão Nobre da Reitoria.

Quem pode votar?

São elegíveis – e eleitores – todos os estudantes, de qualquer ciclo de estudos, que estejam inscritos na Universidade do Porto no presente ano letivo, devendo como tal constar dos cadernos eleitorais aprovados.

O voto é secreto, não sendo permitido o voto por procuração ou correspondência.

Onde e quando votar?

O ato eleitoral realiza-se das 10h00 às 20h00 do dia 28 de fevereiro de 2023, com mesas eleitorais presentes em todas as faculdades.

Conhece a localização exata onde poderás votar na tua faculdade.

Como votar?

Os representantes dos estudantes no Conselho Geral são eleitos por sufrágio direto e universal.

Cada estudante vota num único membro efetivo de uma única lista, colocando um X à frente do nome do/a candidato/a pretendido/a no boletim de voto.

Quando saem os resultados?

Os resultados do ato eleitoral serão divulgados no dia 1 de março de 2023.

Os quatro estudantes eleitos juntar-se-ão depois aos 12 representantes de docentes e investigadores, ao representante único dos funcionários não docentes e não investigadores e às seis personalidades externas cooptadas, completando desta forma o lote de 23 membros do Conselho Geral da Universidade do Porto.

Outras questões?

Para mais informações, consultar a documentação relativa ao processo eleitoral para a eleição dos representantes dos estudantes no Conselho Geral da Universidade do Porto para o mandato 2023-2025.